Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Mais de 132 mil jovens esperados na edição de 2023 do Dia da Defesa Nacional

Escola de Sargentos do Exercito

Mais de 132 mil jovens deverão participar de 16 de Janeiro a 7 de Dezembro no Dia da Defesa Nacional, participando em actividades que decorrerão em 32 localidades do continente e ilhas.

A 19.ªedição do Dia da Defesa Nacional foi hoje apresentada numa cerimónia na Escola dos Fuzileiros, no Barreiro, distrito de Setúbal, na qual estiveram presentes os chefes dos três ramos das forças armadas e a ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras.

Dos 132.126 jovens nascidos em 2004 que deverão participar na iniciativa que envolve 41 unidades dos três ramos das Forças Armadas, 108.365 residem em Portugal.

Para a ministra da Defesa Nacional esta é uma iniciativa de sucesso, e um instrumento privilegiado na relação entre a Defesa e a população mais jovem e “um importante elemento de reforço da cidadania e de promoção da nossa relação com a sociedade”. O DDN, adiantou, é hoje um projecto plenamente consolidado, mas “pode e deve continuar a evoluir”.

Um estudo, apresentado hoje na cerimónia, revelou que cerca de 37% dos jovens que participaram edição do Dia da Defesa Nacional de 2022 manifestaram interesse em ingressar nas Forças Armadas, verificando-se uma tendência de ligeira descida face a anos anteriores.

A análise, realizada pela Direcção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN), refere ainda que o “potencial máximo do interesse dos jovens em ingressar na carreira militar foi de “sensivelmente 49 mil jovens” no ano passado. Na opinião da ministra da Defesa Nacional, os dados hoje aqui apresentados demonstram que o DDN continua a cumprir a sua função por inteiro. “Não só se consegue tomar em conta a diversidade dos jovens - por exemplo, em termos do seu perfil escolar - como também se continua a verificar níveis de atratividade muito satisfatórios, com os seus objectivos a serem bem compreendidos pelos jovens, independentemente da obrigatoriedade da iniciativa”, disse realçando o dado de que 69% dos jovens consideram que a sua opinião sobre as Forças Armadas mudou para melhor após a participação no DDN.

A ministra disse ainda que “respondendo directamente à vontade manifestada por cerca de metade dos inquiridos que revelaram interesse em passar uma semana numa unidade militar” vai ser lançado no Verão um projecto-piloto baseado num contacto mais significativo e aprofundado com as forças armadas e a profissão militar.

O objectivo, segundo Helena Carreiras, será o de lançar um programa nacional alargado que oferecerá aos jovens a possibilidade de um contacto próximo, e mais prolongado, com as missões e capacidades militares e a sua relação com os objectivos abrangentes da Defesa Nacional.

Esse trabalho será coordenado com outras iniciativas já existentes, sobretudo aquelas constantes do Programa de Divulgação das Forças Armadas do Estado-Maior-General das Forças Armadas, como é o caso do 'Alista-te por um dia'.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados