Ténis: Gastão Elias desistiu antes da meia-final do Figueira da Foz Mens Open
- Categoria: Desporto
- 05/07/2025 22:33
A tão desejada final no Figueira da Foz International Mens Open entre Tiago Pereira e Gastão Elias não vai acontecer. O tenista lourinhanense acautelou qualquer risco de recaída de lesão e não entrou em jogo na meia-final, dando a Darwin Blanch um bilhete para o derradeiro dia do ITF M25 organizado pelo Tennis Club da Figueira da Foz com o apoio total da Federação Portuguesa de Ténis e do Município da Figueira da Foz. A prova encerra este domingo e no penúltimo dia houve festa lusa com o título de pares ganho por Vasco Prata e Diogo Morais, o primeiro nas respetivas carreiras.
Ainda decorria o início do segundo set do embate entre Tiago Pereira e o espanhol Alex Martinez quando se soube da desistência de Gastão Elias. O antigo 57.º da tabela ATP (atual 342.º) regressou à competição 42 dias depois de uma rotura muscular na coxa esquerda e atingiu de imediato as meias-finais, só que optou por poupar o corpo e abdicou de discutir o segundo título da temporada.
“Basicamente é precaução. É a minha primeira semana de regresso à competição e, apesar de me sentir bem fisicamente, uma semana de regresso é sempre uma semana complicada. Há um cansaço diferente, muita tensão, quatro dias consecutivos de jogos pode tornar-se perigoso. Já fiz até mais encontros do que pensava, não me posso queixar porque a semana correu bastante bem com três vitórias”, frisou antes de seguir numa curta viagem para a Lourinhã, de onde é natural. “Não gosto de estar a competir com cautela, preocupação, e fico sempre nessa expetativa. Achámos melhor não ir a jogo hoje apesar de estar aparentemente tudo bem. Não me sentia confortável para fazer mais três sets se fosse preciso, é mais por causa disso”, referiu, explicando que nos quartos de final face a Pedro Araújo já andou a “dosear o esforço” a partir de meados do duelo.
Aproveitou Darwin Blanch (470.º), quinto cabeça de série, para avançar para a terceira final da temporada isto depois de ceder somente nove jogos ao cabo dos três êxitos já somados na Figueira da Foz. A jovem promessa de 17 anos, antigo número quatro mundial de sub-18, vai à procura do terceiro troféu da temporada e da carreira (quinta decisão) contra um tenista da casa, tendo já superado Tomás Luís e Vasco Prata nas rondas inaugurais.
É Tiago Pereira (365.º ATP) quem o espera. O algarvio de 21 anos carimbou o apuramento para a sexta final da época e oitava do palmarés ao bater Martinez (436.º) por 6-3 e 6-4 em 71 minutos. O número seis nacional só enfrentou um break point em todo o desafio e foi um momento-chave no embate: a perder por 4-2 no segundo set, Pereira respondeu de imediato para amealhar os derradeiros quatro jogos do compromisso.
O novo Figueira da Foz International Mens Open tem o epílogo este domingo às 11 horas, com entrada livre para todos os presentes no Tennis Club da Figueira da Foz.
Texto: ALVORADA com comunicado e foto do GIFFIMO/Constança Correia.