Ténis: Gastão Elias segue para as meias-finais do Figueira da Foz International Mens Open
- Categoria: Desporto
- 04/07/2025 22:14
Gastão Elias e Tiago Pereira apuraram-se, esta sexta-feira, para as meias-finais do novo Figueira da Foz International Mens Open, torneio ITF M25 organizado pelo Tennis Club da Figueira da Foz até ao próximo domingo, com o apoio total da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal da Figueira da Foz. A final entre os dois jogadores lusos ainda é uma boa possibilidade. Já este sábado, Vasco Prata e Diogo Morais vão discutir o título de pares na primeira final internacional.
Tiago Pereira foi o primeiro a avançar para o penúltimo dia da competição e garantiu a presença na sexta semifinal de 2025. O número seis nacional (365.º ATP) é o português com mais triunfos este ano e somou o 37.º ao bater o japonês Hayato Matsuoka (670.º) com os parciais de 6-2 e 7-6(7) em 1h47. Para atingir a sexta decisão da época, Tiago Pereira vai ter de superar o espanhol Alex Martinez (436.º), naquele que será o primeiro confronto entre ambos. Martinez despachou o francês Hugo Car (1770.º) por 6-3 e 6-3 ao cabo de 85 minutos.
Logo a seguir, foi a vez de Gastão Elias (342.º ATP, número cinco nacional) e Pedro Araújo (473.º, sétimo melhor do país) discutirem no Court Central outra vaga na semifinal e o mais velho (34 para 23 anos) e mais cotado prevaleceu com os parciais de 6-2, 5-7 e 6-1 em 2h08 para carimbar o acesso à quinta meia-final de 2025, primeira em dois meses após uma rotura muscular o ter afastado da ribalta 42 dias. Para o desfecho foi muito importante as entradas autoritárias no primeiro e terceiro sets, sobretudo na decisão após o mais novo ter cerrado os dentes para igualar a contenda – Araújo tentava uma terceira recuperação de empreitada depois de ter vencido as duas primeiras rondas após ceder o parcial inaugural. A maior qualidade do serviço de Elias pesou no terceiro set e o tenista natural da Lourinhã necessitou de colocar uma mudança acima para não se deixar surpreender pelo aguerrido compatriota, celebrando assim pela segunda vez em dois embates entre ambos.
A separar Gastão Elias da 37.ª final da carreira e segunda da temporada está o promissor americano Darwin Blanch (470.º), naquele que será um duelo de gerações fruto das 17 primaveras do antigo número quatro mundial de sub-18. Vai ser também um confronto entre cabeças de série, segundo face ao quinto. Blanch está, provavelmente, a ser o melhor jogador até ao momento na Figueira da Foz e chega à sexta semifinal da época apenas com nove jogos concedidos. Se vencer um terceiro jogador da casa (depois de Tomás Luís e Vasco Prata) no torneio irá disputar a terceira decisão do ano e da carreira, numa temporada marcada pelos primeiros dois títulos ITF, um deles num M25 como o Figueira da Foz International Mens Open. Esta sexta-feira, o jogador de Boca Raton de ascendência espanhola derrotou o francês Dan Added, terceiro pré-designado face ao posto 343 ATP, finalista em Elvas no passado domingo, com os parciais de 6-2 e 6-2 sem perder o serviço nos 71 minutos de compromisso.
A penúltima jornada tem início às 11 horas com as meias-finais individuais. O Tennis Club da Figueira da Foz colocou uma bancada extra para receber todos os figueirenses e adeptos da modalidade, num dia com quatro portugueses em ação.
Texto: ALVORADA com comunicado e foto do Gabinete de imprensa do Figueira da Foz International Mens Open/Constança Correia.