Fundação Repsol premeia Escola Básica da Lourinhã com 10 mil euros por projecto de transição ecológica
- Categoria: Lourinhã
- 04/07/2025 18:31
A Escola Básica da Lourinhã (1º Ciclo + Jardim de Infância) foi uma das três vencedoras da primeira edição dos Prémios Zinkers, que distinguiram projectos nas áreas da transição ecológica e sustentabilidade e que é promovido pela Fundação Repsol. Os três vencedores, um por cada etapa do ensino básico, foram conhecidos esta quinta-feira numa cerimónia que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, com a presença do presidente da Repsol, Antonio Brufau.
Para além da escola lourinhanense foram escolhidas, entre os nove finalistas, a Escola Básica do Freixo (Ponte de Lima) e a Escola Básica e Secundária Dr.ª Judite Andrade (Sardoal). Cada escola recebeu 10 mil euros e foram ainda reconhecidas mais seis escolas, com um prémio de 2.500 euros, cada. No total, a Fundação Repsol entregou 45 mil euros no âmbito desta iniciativa.
Citado pelo jornal ‘online’ Eco, António Calçada, director-geral da Fundação Repsol, destacou na sessão que “educar para a energia é formar hoje os líderes que tomarão as decisões no futuro, sobre o mundo que lhes deixaremos”. O responsável frisou ainda o “compromisso da Fundação Repsol com a promoção da educação para a energia e sustentabilidade através dos programas Zinkers, que fomentam uma cidadania crítica, responsável e comprometida”. Os projectos escolares destacaram-se pela criatividade, compromisso ambiental e impacto na comunidade.
Esta primeira edição dos Prémios Zinkers 2025 contou também com um espaço de reflexão e debate, sobre os impactos da Inteligência Artificial (IA) e da digitalização, e a propósito dos desafios de educar para o futuro. Segundo a Fundação Repsol, esta é “uma iniciativa educativa de referência em Espanha”. Em Portugal, ainda de acordo com a fundação, “os programas educativos Zinkers são ferramentas curriculares digitais destinadas ao Ensino Básico” e visam “preparar os jovens para os desafios futuros com conhecimento e rigor académico, incentivando a melhoria do seu meio envolvente, a preservação do Planeta e a preparação dos futuros profissionais para a transição ecológica”.
Em Portugal, este programa educativo ‘Zinkers’ está a dar os primeiros passos, “com o objectivo de se tornar uma referência no ensino da sustentabilidade ambiental”, segundo a fundação. Já há 1.200 escolas do país registadas neste programa, com 30.000 alunos a terem acesso gratuito, em sala de aula, a uma plataforma que inclui uma variada panóplia de recursos e actividades que ajudam a abordar conteúdos, como a transição ecológica e a sustentabilidade.
Cada escola finalista recebeu um prémio de 2.500 euros para continuar a dinamizar projectos ligados à transição ecológica. Os três grandes vencedores de cada ciclo de ensino básico receberam um prémio adicional de 7.500 euros para investir em iniciativas sustentáveis. Entre os finalistas estava mais uma escola da região Oeste: Escola Básica de Alcobaça.
Os programas educativos Zinkers, promovidos pela Fundação Repsol, são ferramentas curriculares digitais destinadas às Escolas de Ensino Básico em Portugal. O objectivo é “preparar os jovens para os desafios futuros com conhecimento e rigor académico, incentivando a melhoria do seu meio envolvente, a preservação do Planeta e a preparação dos futuros profissionais para a transição ecológica”, explica a Fundação Repsol em comunicado. Cobrindo todas as etapas educativas, os conteúdos estão alinhados com o currículo escolar e abordam temas como energia, alterações climáticas, mobilidade sustentável, economia circular e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).