OesteCIM pretende promover a região em feiras temáticas espanholas em Novembro
- Oeste
- 15/09/2023 12:17
A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste está a desenvolver os procedimentos para participar em duas feiras internacionais em Espanha, numa perspectiva de promoção dos 12 concelhos oestinos. O primeiro, a FEHISPOR - Feira Hispano Portuguesa, tem data marcada para realizar-se em Badajoz entre 2 e 5 de Novembro, num município raiano que faz parte da comunidade autónoma da Estremadura. O segundo, a INTUR 2023, vai decorrer em Valladolid de 16 a 19 de Novembro naquela que é a capital da comunidade autónoma de Castela e Leão.
Este foi um dos temas tratados na reunião do Conselho Intermunicipal da OesteCIM que decorreu esta quinta-feira, dia 15, nas instalações do Município de Alenquer, que recebeu os 12 edis oestinos no primeiro dia do certame ‘Alma do Vinho’, que está a realizar-se na vila até domingo.
Na ordem de trabalhos desta sessão figurou o pedido de adesão da AGEO - Associação geoparque Oeste à Central de Compras da OesteCIM, a consulta prévia do Serviço de Suporte e Promoção da Estrutura de Serviços Partilhados de Aprovisionamento da Comunidade Intermunicipal do Oeste, a proposta de adjudicação da subscrição anual do Serviço PressReader para a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste e que permite o acesso a mais de 7.000 títulos de jornais e revistas, bem como a designação de um representante legal para integrar o Conselho Municipal de Acção Climática de Torres Vedras.
Os autarcas analisaram ainda o procedimento de consulta prévia para a aquisição de serviços para apoio técnico na elaboração dos Planos Multimunicipais, Intermunicipais e Municipais de Acção (PAPERSU) e a adenda ao contrato interadministrativo para a partilha de competências entre a Autoridade de Transportes do Serviço Público de Transporte de Passageiros Inter-Regional.
O Conselho Intermunicipal fez também o ponto de situação do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, que reúne os instrumentos de programação dos investimentos pela OesteCIM para o seu território com vista ao financiamento por Fundos Europeus Estruturais e de Investimento no âmbito da Política de Coesão da União Europeia. Outra análise envolveu o Plano Estratégico Oeste 2030, que corresponde à estratégia regional de desenvolvimento económico do território da Comunidade Intermunicipal do Oeste, nomeadamente quanto aos ITI - Investimentos Territoriais Integrados. Foi ainda apresentado nesta reunião para validação algumas propostas no âmbito do projecto ‘Oeste Smart Region’, que a instituição tem vindo a cimentar com a NOVA IMS no âmbito da primeira região inteligente do país, abrangendo os municípios de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Torres Vedras, Cadaval, Alenquer, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos.