Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteCIM: Pedro Folgado eleito presidente da secção ‘Cidades Inteligentes’ da ANMP

ANMP

O presidente do conselho intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, o autarca alenquerense Pedro Folgado, foi hoje eleito presidente da secção dos municípios ‘Cidades Inteligentes’ da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

Pedro Folgado disse à agência Lusa que foi desafiado pelo conselho directivo da ANMP e “aceitou de bom grado” formar a lista única que concorreu às eleições da secção e que foi hoje eleita. “Aceitei este desafio porque é interessante enquanto matéria nova para alguns municípios e porque contribui para construir saber”, afirmou Pedro Folgado.

O edil socialista sucede no cargo ao ex-presidente da Câmara de Viseu António Almeida Henriques, que morreu a 4 de Abril de 2021. Neste mandato, que vai até 2025, as vice-presidências da secção são detidas pelas câmaras municipais de Pombal (o social-democrata Pedro Pimpão) e de Tomar (a socialista Anabela Freitas), enquanto Braga (PSD) e Olhão (PS) são vogais.

Pedro Folgado adiantou que “vai ser feito um périplo pelo país para se reunir com os municípios e cada um partilhar o que faz bem”, um desafio que encarou como “ambicioso”. O autarca sublinhou que é necessário “trazer mais municípios” para a secção, sensibilizando-os para a importância das ‘Cidades Inteligentes’, e “trazer valor acrescentado para cada um”, uma vez que considerou que “alguns ainda não deram esse passo e outros não estão capacitados”. A nova direcção vai também “receber contributos” para elaborar o plano de acção para o mandato e sensibilizar os municípios aderentes a aproveitarem os fundos comunitários destinados à transição digital.

Esta secção é constituída por 136 dos 308 municípios associados da ANMP.

Texto: ALVORADA com agência Lusa