Óbidos e Caldas integram grupo de seis cidades e vilas que vão constituir rede de Cidades Criativas
- Oeste
- 28/11/2023 00:01
Leiria, Óbidos e Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, e Castelo Branco, Covilhã e Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, vão constituir uma rede de Cidades Criativas da UNESCO no centro, anunciou hoje a vice-presidente do município de Leiria. “Amanhã [28 de Novembro], na reunião de câmara, vamos assinar um consórcio com as Cidades Criativas da região centro”, avançou hoje, durante uma reunião do conselho estratégico da Leiria Cidade Criativa da Música (LCCM), Anabela Graça, que tem o pelouro da Cultura no município de Leiria.
Segundo a autarca, a intenção da nova rede é apresentar “uma candidatura à ITI Redes Urbanas, no âmbito da candidatura ao Programa Centro 2030”. “É um grande passo que vai ser dado com Óbidos, Caldas da Rainha, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Covilhã e Leiria”, salientou Anabela Graça, realçando a perspectiva de “uma programação intercidades criativas, tendo áreas de acção diferentes”.
O consórcio será apresentado “até final de Dezembro”, estando já desenhado o modelo de funcionamento. “Será um trabalho em rede, colaborativo, que vai privilegiar muito o projecto da Cidade Criativa da Música”, disse a vice-presidente, anunciando essa como uma das acções a apresentar no plano de recandidatura de Leiria a Cidade Criativa da Música para os próximos quatro anos.
Para Anabela Graça, “Leiria é um ecossistema musical extraordinário” que ambiciona “mais visibilidade e internacionalização”. Mas, “é muito difícil ter mais visibilidade sozinhos” e, por isso, “temos de nos juntar aos outros”, de forma a “ganhar dimensão, escala e potenciar os talentos de cada território”, afirmou perante o conselho de agentes culturais de Leiria. “É muito mais fácil juntos conseguirmos essa internacionalização”, acrescentou. Ainda de acordo com a autarca, a rede de Cidades Criativas do centro tem coordenação “do Turismo do Centro” e liderança da Covilhã.
Leiria e Idanha-a-Nova são Cidades Criativas UNESCO para a música, Óbidos é Cidade Criativa da Literatura, Covilhã é Cidade Criativa do Design, e Caldas da Rainha e Castelo Branco são cidades criativas do Artesanato e Artes Populares.
Texto: ALVORADA com agência Lusa