PSD da Lourinhã apresenta candidatos autárquicos da lista à Câmara Municipal
- Categoria: Lourinhã
- 02/07/2025 11:59
O PSD/Lourinhã anunciou os candidatos à Câmara Municipal que vão integrar a lista liderada por Orlando Carvalho em lugares potencialmente elegíveis. Ainda sem ordem definida, segundo o próprio garantiu ao ALVORADA, os ‘outdoors’ estão colocados há várias semanas e revelam os sete rostos que vão integrar a lista para o órgão executivo nas próximas eleições autárquicas. “Os primeiros quatro da lista são, depois de mim, o António Gomes [presidente da Assembleia Municipal e cabeça-de-lista vencedor no último acto eleitoral], a Liliana Delgado [vereadora] e o Sérgio Fontes [presidente da Comissão Política do PSD e ex-vereador]”, revelou o também vereador social-democrata ao nosso jornal. Seguem-se, também por ordem a definir, a actual vereadora Cristina Ferreira, a deputada municipal Andreia Matias e o jovem Pedro Fernandes. A ordem final dos candidatos não está ainda definida na lista porque tem que ser cumprida a lei da paridade, ou seja, a garantia da representação equilibrada de homens e mulheres, através da regra 60-40, que estabelece especificamente uma representação mínima de 40% para cada um dos sexos em listas de candidatos.
Orlando Carvalho destacou ao ALVORADA que foi feito “um trabalho exaustivo durante estes três anos que eu estou na vereação” da Câmara Municipal da Lourinhã e, acima de tudo, “houve muito conhecimento no terreno, das pessoas e foi isso que nós quisemos apresentar com uma equipa com dinâmicas em todas as áreas que abrangem o concelho, que abrangem, no fundo, tudo aquilo que nós precisamos para tornar a Lourinhã melhor”.
Em relação ao cabeça-de-lista à Assembleia Municipal, o nome já está escolhido, mas Orlando Carvalho apenas quer revelá-lo na próxima segunda-feira, dia 7, na rede social da candidatura no Facebook, onde tem sido feita diariamente a apresentação dos candidatos que integram a lista. “Entendemos que todas estas coisas devem ser espaçadas no tempo para também dar tempo à população de analisar os seus candidatos, de ver, de colocar questões. Temos no nosso site uma possibilidade de todas as pessoas darem um contributo para a campanha, quer para melhoramentos, quer para dizer tudo aquilo que possa estar mal, para tentar melhorar. Depois dos candidatos estarem todos apresentados, vamos ter uma série de eventos que estão a ser preparados”, destaca o candidato.
Coligação PSD/CDS está ainda em fase negocial
Tendo como lema ‘Agora. Juntos pela Lourinhã que merecemos’, não está ainda fechada a coligação do PSD com o CDS/PP, tal como aconteceu nas últimas eleições autárquicas, estando ainda o processo negocial a decorrer, segundo informou Orlando Carvalho ao ALVORADA. “As coligações são assuntos que vão sendo tratados ao longo dos tempos. Portanto, há uma coligação alinhavada, mas neste momento não está concluída. É possível concluir, é possível não concluir, vamos ver o que é que os próximos tempos dirão”, explica o candidato. E explica o seu ponto de vista: “nós não entramos numa coligação só porque sim. Portanto, nós entramos numa coligação quando os elementos propostos por essa coligação possam fazer parte desta equipa. Atenção que nós já temos elementos que fazem parte desta equipa, independentemente de haver coligação ou não, já temos elementos que já estão convidados para os vários órgãos - da Câmara, das Juntas de Freguesia, da Assembleia Municipal -, que são de outros partidos, mas a coligação tem que ser feita a um nível superior. Portanto, e nós estamos abertos a discussão sobre todas as possíveis pessoas que possam integrar as nossas listas, desde que também sejam aprovadas por nós, seja aprovado pela Comissão Política [do PSD] e que estejam de acordo com os nossos interesses e com os nossos ideais… Está ainda em processo de negocial”.
Recorde-se que Orlando Carvalho foi o primeiro a anunciar a sua candidatura pelo PSD, num evento realizado em Novembro último. As eleições autárquicas deverão realizar-se no final de Setembro ou princípio de Outubro, sendo ainda conhecidas no nosso concelho as candidaturas de Brian Silva (PS), Paulo Sousa (Chega) e, ainda, Telmo Bento (CDU).