Pousadas de Juventude da região Oeste sofreram ligeira quebra de procura em 2024
- Categoria: Oeste
- 02/07/2025 15:31
As três pousadas de juventude da região Oeste - Praia da Areia Branca, Santa Cruz e Alfeizerão - registaram, entre 2023 e 2024, uma quebra da taxa de ocupação de 4.584 utentes (-5,41%), segundo os dados que o ALVORADA teve acesso da cooperativa pública Movijovem. Destas três pousadas oestinas, a menor quebra foi registada na unidade da Praia da Areia Branca (Lourinhã) que teve menos 306 hóspedes, registando-se a maior descida na unidade de Alfeizerão/São Martinho do Porto (Alcobaça) com menos 2.544 hóspedes. Já a unidade da Praia de Santa Cruz (Torres Vedras), a quebra foi de 1.734 hóspedes.
As taxas de ocupação de 2024 revelam que a Pousada da Praia da Areia Branca registou no ano passado 9.568 dormidas (37,21% de taxa média de ocupação), enquanto que a Pousada de Santa Cruz teve 14.122 dormidas (com uma maior taxa média de ocupação de 42,63%). Já na Pousada de Alfeizerão dormiram no ano anterior 7.252 pessoas (com a menor das três taxas de ocupação: 33,61%).
Para o presidente da Movy, Miguel Perestrello, numa declaração ao ALVORADA sobre estes números, evidencia que “as Pousadas de Juventude do Oeste têm desempenhado um papel muito relevante na promoção do turismo jovem na região. Apesar de uma ligeira quebra nas taxas de ocupação em 2024, os dados demonstram uma continuidade na preferência por estas unidades, especialmente por parte de viajantes individuais e grupos escolares. Em 2025, a Movy continuará empenhada em reforçar a atractividade destas pousadas, através de programas que estimulem um turismo mais inclusivo, sustentável e acessível, nomeadamente através do programa ANDA Conhecer Portugal”.
Em relação aos principais países de origem dos hóspedes nestes dois anos em análise, para além de Portugal, Timor-Leste e Espanha, a Pousada da Praia da Areia Branca registou depois mais clientes oriundos da Hungria e Alemanha, a Pousada de Santa Cruz teve mais utentes provenientes da Suíça e Itália, enquanto que na Pousada de Alfeizerão destacaram-se utentes provenientes de França.
Quanto à segmentação das reservas feitas nas três Pousadas de Juventude da região Oeste em 2024, os segmentos com maior expressão foram: 46% individual; 21% grupos organizados; e 12% escolas.
Em matéria de investimentos nestas três pousadas, a Movijovem revelou ao nosso normal que em 2025 só está prevista uma pequena intervenção na cobertura da Pousada de Juventude da Praia da Areia Branca, para resolução de danos provocados pela tempestade Martinho, que assolou o nosso país entre 19 e 23 de Março.
Com uma rede nacional constituída por 43 pousadas, a Movijovem considera-se um organismo de referência na promoção da mobilidade dos jovens, contribuindo activamente para valorizar e desenvolver o país, em linha com os objectivos do Programa Nacional para a Coesão Territorial. Na sua página na internet destaca que “gerimos as Pousadas de Juventude, uma rede de alojamento acessível a todos, reconhecida pela sua forte relação qualidade-preço, pela inovação e pelo dinamismo, com uma oferta a preços competitivos, enquadrada numa actividade que tem como princípio orientador a sustentabilidade”. Tem ainda como missão “promover a mobilidade de todos os públicos com espírito jovem, proporcionando experiências únicas numa rede de alojamento distribuída por todas as regiões do país, com um serviço com altos padrões de qualidade, higiene e segurança, norteado por valores de acessibilidade e inclusão”.