Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ribamar: celebração dos 50 anos da Casa do Oeste

casadooeste

Está agendada para o próximo dia 28, domingo, a festa da celebração dos 50 anos de existência da Casa do Oeste, em Ribamar.

O programa festivo tem início pelas 10h00 com o acolhimento por uma vasta equipa, em ambiente de festa e reencontro com os amigos. Segue-se, pelas 11h00, a inauguração da exposição sobre a Casa do Oeste: ‘memória, celebração, sonho’ e, posteriormente o almoço de convívio (volante) - tasquinhas: churrasco, sopa, pão com chouriço, filhós, bolos/ sobremesa, bebidas, entre outros.

Já da parte da tarde, depois da animação com o grupo musical ‘Cordas do Mar’, está agendada para as 15h30 a inauguração do memorial dedicado a todos os construtores da Casa do Oeste, terminando, pelas 16h00, com a celebração da Eucarística, presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. Para os mais novos, haverá actividades de ocupação.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, o conselho de administração da instituição refere que a Casa do Oeste foi “sonhada por alguns, construída por muitos, para servir a todos”. É a sede dos Movimentos da Acção Católica Rural do Patriarcado de Lisboa (JARC, ACN, ACR) e a PLATAFORFOMA Diálogo Social do Oeste e da Fundação João XXIII.

Inaugurada no dia 28 de Abril de 1974, mas sonhada desde 1958 , nasceu e cresceu “com uma longa e intensa história de diversas actividades e intervenções no mundo rural.

Desde 1991 constituída como Fundação João XXIII e com estatuto de IPSS é um local de encontro, formação e promoção do Homem Rural, foi edificada para o serviço das gentes do Oeste, com mais de 30 anos de atividade pelo seu desenvolvimento local. no apoio de vários projetos, e também em solidariedade com o povo da Guiné Bissau.

Segundo o conselho de administração, é um espaço intergeracional que tem acolhido centenas de actividades para crianças, jovens e idosos, promovendo a formação formal e informal e consubstanciando-se como centro de voluntários e pessoas de boa vontade que actuam em prol da comunidade do Oeste e, ainda, de solidariedade com os PALOPS, com países de expressão portuguesa.

Destacam-se nas suas actividades, as semanas de estudos, os campos de férias da terceira idade, mais de 50 campos de férias da JARC, o Congresso de Cristãos do Oeste (em Março de 1997) e o seminário ‘Pelo desenvolvimento solidário da Guiné’ (celebrando o seu 25º ano a 5 Junho 2017).

Esta festa dos 50 anos “será uma celebração de reencontro, para a qual são convidados a comparecer todos os que por ela foram marcados”, conclui o comunicado.

Texto: ALVORADA com comunicado do conselho de administração da Casa do Oeste
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)