Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Várias equipas das Forças Armadas estão na vigilância e detecção de incêndios rurais

fogo

Com o país em risco máximo e muito elevado de incêndio, a Marinha, o Exército e a Força Aérea têm empenhadas várias equipas na vigilância, detecção e combate a Incêndios Rurais, em apoio à Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), à Guarda Nacional Republicana (GNR) e ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

À data de hoje, e no âmbito do plano HEFESTOS II (acções de apoio ao combate de fogos rurais), em apoio à ANEPC, o Exército tem empenhados, em Ourém, dois destacamentos de engenharia, com duas máquinas de rasto, para apoio na abertura de caminhos que facilitem o acesso dos operacionais que combatem os incêndios, assim como dois pelotões, com um total de 38 militares, para rescaldo e vigilância ativa pós-incêndio. Em Pombal, empenha, ainda, um pelotão, com 19 militares, com a mesma missão.

Ainda no âmbito deste plano, estão igualmente empenhados dois helicópteros de reconhecimento, avaliação e coordenação, a operar a partir de Beja e da Lousã, sendo, ainda, garantido na Base Aérea N.º 5, o apoio logístico e em infraestruturas a aeronaves portuguesas e estrangeiras empregues no combate aos incêndios.

No âmbito do plano REVELLES (acções de vigilância e detecção), em apoio à GNR, a as Forças Armadas têm no terreno 14 equipas (12 do Exército e 2 da Marinha), num total de 28 militares, a realizar patrulhas de vigilância e detecção, bem como três sistemas aéreos não tripulados, a operar a partir de Mirandela, Lousã e Beja, e uma aeronave P-3C CUP +, da Força Aérea, a efectuar acções de vigilância, com especial atenção aos locais sinalizados como de risco muito elevado de incêndio.

Ao abrigo do protocolo FAUNOS, com o ICNF, estão ainda empenhadas 22 patrulhas da Marinha e do Exército, num total de 44 militares, na vigilância das áreas mais sensíveis das florestas e sensibilização da população, em 13 distritos de Portugal Continental, nos quais o ICNF tem responsabilidade.

Segundo um comunicado enviado pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas, consoante o evoluir da situação e de acordo com os pedidos das entidades coordenadoras, o dispositivo de meios das Forças Armadas poderá ser alterado.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados