Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Jovens Focados - A Juventude Socialista Focada

Todos nós, jovens, nascemos em Democracia. Um legado que nos foi deixado pela luta de avós, primos, bisavós ou até vizinhos. E por eles, pela continuidade da Democracia, pelas condições que queremos ter no presente e por aquilo que queremos deixar aqui, na nossa terra, no futuro, cabe a nós, jovens, ser parte ativa nas decisões locais e ter a determinação necessária para que a nossa terra seja sempre mais e melhor.

Dizia Mário Soares que “Os jovens de hoje são os homens e as mulheres de amanhã. Falar de juventude significa voltarmo-nos para o futuro”. Pois bem, é nos jovens, que começa a garra pelo desenvolvimento da terra, é aqui que ferve a intenção de dar de nós às nossas gentes. E somos nós, jovens (e em particular da JS), que queremos dar continuidade à causa pública construída pelas gerações que nos antecederam, passando por ser ativos em cada uma das frentes da nossa sociedade, tal como a Juventude Socialista mostrou ser nas passadas Eleições Autárquicas.

Volte-se a abrir todos os folhetos distribuídos durante a campanha. Volte-se a olhar cada cara e cada nome. Os jovens tiveram um peso admirável na constituição destas listas. Foram cerca de 12% nas listas do PS, 40% dos quais pertencentes à JS. Gente com afinco, gente com energia, gente que trouxe vitalidade nas ideias para a concretização dos programas eleitorais. Estes resultados mostram que continuamos a ser uma estrutura robusta, construída de uma forma responsável, enérgica, consciente. Uma estrutura credível para os nossos decisores políticos. Temos, inclusive, vários casos de eleição para a Assembleia Municipal e de Freguesia. Fomos parte dos resultados positivos que o Partido Socialista obteve na nossa Lourinhã.

Muitas pessoas desenvolveram um trabalho incrível na elaboração dos programas eleitorais, na constituição das listas e na logística de toda uma campanha que acabou por fascinar muitos de nós e acabou por nos levar à entrada na JS. Destacam-se como propostas da JS incluídas no programa do PS, o estudo sobre a criação de zonas de proteção da bio e geodiversidade do Planalto das Cesaredas e do Vale da Rocha, a definição de estratégias de apoio na área do arrendamento naquilo que será a estratégia Municipal de Habitação da Lourinhã, o apoio de pessoas com necessidades específicas, ou ainda a elaboração do Projeto Local de Desenvolvimento de Formação Profissional. É ainda de realçar que por detrás de toda uma campanha eleitoral, trabalharam muitos jovens cuja principal causa a movê-los foram e são as pessoas. É importante que a população saiba que as gentes mais novas estão aqui, com crenças certas e com convicções fortes.

Foi assim que num período de campanha, lá estivemos: nas sessões de esclarecimento, na distribuição de informação, na partilha de ideias, na comunicação, nos quilómetros feitos. E que assim continuaremos, mesmo sem campanhas. A ligação de faixas etárias é tão necessária. A integração dos jovens em instituições, associações, na vida social e política local é essencial para o correto desenvolvimento de todos nós e é uma via direta para encontrar soluções rápidas e vantajosas para as preocupações de todos, para as necessidades de todos. É por isso, que iremos continuar a dinamizar a Lourinhã; foi, por isto, que muitos de nós fomos parte de uma lista; foi, por isto, que aceitamos entrar na Juventude Socialista e é, por isto, que enquanto membros da JS, continuaremos de punho erguido na luta pela herança que nos foi dada, aquela do primeiro parágrafo, aquela a que com voz altiva chamamos de Democracia. Bem haja a todos.

Marcelo Fernandes