Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

PSP intensifica policiamento durante fim-de-semana do Carnaval em Peniche e Torres Vedras

PSP 4

A PSP lança entre sexta e terça-feira a operação 'Polícia Sempre Presente: Carnaval em Segurança 2023' nas estradas do continente e ilhas da sua área de responsabilidade, sobretudo dedicada ao excesso de velocidade e consumo de álcool.

Durante o período carnavalesco, a PSP divulgou hoje que vai aumentar a sua presença na via pública, “reforçando a visibilidade e capacidade de prevenção da ocorrência de ilícitos criminais, contribuindo para o aumento do sentimento de segurança dos cidadãos”.

Contamos que milhares de cidadãos participem em festejos de Carnaval por todo o território nacional, principalmente em localidades com fortes tradições na realização de corsos de carnavalescos, concursos de máscaras, concertos ou desfiles”, adianta a PSP, numa nota enviada às redações.

Os principais desfiles a acompanhar pela PSP, e onde aquela autoridade espera que haja maior concentração de pessoas, “decorrem nas cidades de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Funchal, Ovar, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Peniche, Marinha Grandes, Braga, Figueira da Foz, Tomar, Abrantes e Barreiro, entre outras”.

Haverá também um incremento da visibilidade policial junto aos estabelecimentos de diversão nocturna, que serão alvo de acções de fiscalização, para garantir o cumprimento de licenciamentos e averiguar as situações de venda de álcool e tabaco a menores.

Uma vez que a época de folia propicia o consumo de bebidas alcoólicas e, consequentemente, adopção de comportamentos de risco para a segurança rodoviária de todos os utentes da via, serão realizadas operações de fiscalização rodoviária, com especial incidência nas principais causas da sinistralidade: excesso de velocidade, condução sob o efeito ao álcool e/ou substâncias psicotrópicas, uso do telemóvel durante a condução e não utilização (ou utilização incorreta) do cinto de segurança”, refere a PSP.

A PSP manterá também grande visibilidade nas áreas de maior afluência de pessoas, nomeadamente zonas históricas e comerciais, terminais de transportes públicos, zonas turísticas, entre outras. Será igualmente mantida especial vigilância relativa à posse e uso de artigos pirotécnicos, principalmente entre os mais jovens.

A PSP refere que continua a desempenhar uma actuação proactiva/informativa junto da comunidade escolar, por intermédio de acções de sensibilização sobre procedimentos preventivos de autoprotecção, por forma a evitar comportamentos de risco associados ao uso deste tipo de artigos, cuja venda só pode ser realizada por operadores especialmente credenciados. A polícia relembra que o uso recreativo de artigos pirotécnicos (chamadas bombinhas de Carnaval) é proibido.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)