Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

6ª Edição do PEPAL apresentado esta quarta-feira no Bombarral prevê 2100 estágios

PEPAL

O Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral, é palco esta quarta-feira, pelas 16h00, da cerimónia de lançamento da sexta edição do PEPAL – Programa de Estágios Profissionais para a Administração Local. O Governo marca presença neste evento com dois ministros: Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, e Nelson de Souza, Ministro do Planeamento.

Segundo uma nota informativa do Ministério da Administração Interna, que integra a Secretaria de Estado da Administração Local, nesta segunda fase da edição deste ano é lançado o maior número de estágios de sempre: 2100. O PEPAL destina-se a jovens desempregados até aos 30 anos, ou 35 se portadores de deficiência ou com incapacidade, detentores de licenciatura ou de cursos técnicos superiores profissionais ou técnicos profissionais. “O PEPAL é um instrumento de apoio à transição dos jovens do sistema de ensino e formação profissional para o mercado de trabalho, e visa aumentar a qualificação e consequentemente o perfil de empregabilidade, dando resposta às dificuldades de inserção na vida profissional”, destaca o comunicado do MAI.

Podem ser entidades promotoras dos estágios do PEPAL os municípios, freguesias, áreas metropolitanas, comunidades intermunicipais, empresas locais e associações públicas de municípios e de freguesias. Os 2100 estágios são cofinanciáveis pelo Fundo Social Europeu através dos Programas Operacionais Regionais, num montante disponível de cerca de 18,5 milhões de euros.

O programa da sessão oficial começa com uma intervenção do presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, seguindo-se a apresentação do PEPAL por um responsável da Direcção Geral das Autarquias Locais (DGAL). Está ainda prevista a participação do presidente da ANMP - Associação Nacional dos Municípios Portugueses, o edil coimbrense Manuel Machado, do presidente da ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias, o autarca Pedro Cegonho. A cerimónia encerra com as intervenções dos ministros Nelson Souza e Eduardo Cabrita.

Texto: ALVORADA.