Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Peniche: avançam obras de estabilização da Arriba do Porto da Areia Sul

CMP obras porto areia sul 2021

A Câmara Municipal de Peniche assinou esta terça-feira o auto de consignação da obra para a estabilização da Arriba do Porto da Areia Sul com a empresa GEOMA - Geotecnia e Mecânica dos Solos, Lda, de Santa Maria da Feira, vencedora do concurso público, por 394.754,80 euros. Esta intervenção é cofinanciada pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos com 296.066,10 euros, cabendo ao Município de Peniche o montante de 98.688,70 euros. A fiscalização técnica da obra foi atribuída à empresa JETSJ - Geotecnia, Lda, de Lisboa, por 10.680 euros, mais IVA.

A empreitada vai ser desenvolvida nos próximos quatro meses e visa a concretização de obras para corrigir situações problemáticas de erosão costeira, incluindo a eliminação, redução e controlo do risco para a salvaguarda de pessoas e bens, minimizando os riscos associados à instabilidade da arriba por via da sua consolidação e estabilização.

A Praia do Porto da Areia Sul em Peniche localiza-se no extremo sul de uma antiga pedreira, da qual foi extraída a matéria-prima destinada à construção do Porto de Peniche, ocorrida na década de 50 do século XX, sobretudo os molhes Leste e Oeste. Segundo refere a edilidade penichense em comunicado, “os trabalhos de exploração da rocha, por desmonte a fogo, terão provocado a abertura de algumas descontinuidades existentes na formação (juntas de estratificação, fraturas, diáclases, falhas, etc.) e conduziram ao aparecimento de novas superfícies de descontinuidade. Ao longo do tempo, por ação de vários fatores, como a pluviosidade, a circulação de águas, sismos, entre outros, as condições de estabilidade têm vindo a deteriorar-se, consubstanciando-se com a queda de blocos. As ocorrências destas situações de rotura, a par da proximidade da estrada marginal no topo da arriba, justificaram a urgência da intervenção”.

Esta operação visa promover a estabilização da arriba da Praia do Porto da Areia Sul, através da aplicação de redes metálicas pregadas e tensionadas, cuja tensão exercida sobre a vertente não permita a descompressão do maciço e movimentação dos blocos de rocha aí existentes, minimizando praticamente na totalidade o risco associado à instabilidade da arriba. Para Henrique Bertino, presidente da Câmara Municipal de Peniche, “trata-se de uma zona nobre e aprazível há muito necessitada de uma urgente intervenção. Esta obra vem permitir que as pessoas possam usufruir, com condições de segurança reforçada, de um espaço tão atrativo como o Porto da Areia Sul”.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CMP