Torres Vedras: Verdes alertam para "atentado patrimonial" na estação de comboios
- Categoria: Oeste
- 18/02/2025 09:57
O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) alertou esta segunda-feira para o “atentado patrimonial” que está a ocorrer nas obras de requalificação da estação ferroviária de Torres Vedras, com a destruição de elementos arquitectónicos históricos.
“Os Verdes não podem deixar de protestar pelo atentado patrimonial que está a ocorrer na centenária Estação de Caminhos de Ferro de Torres Vedras”, referiu o PEV em comunicado, apesar de ser a favor da modernização da Linha Ferroviária do Oeste (Sintra/Figueira da Foz).
Apesar de os painéis de azulejos terem sido mantidos, Os Verdes alertaram que “as antigas portas de madeira e a guarnição dos arcos foram destruídas e substituídas por novas de alumínio ou PVC que não preservam o desenho original, arruinando a imagem das fachadas”.
No cais de embarque, a calçada foi “substituída por lajetas descaracterizadas e sem qualquer enquadramento com o edifício histórico”, o mesmo acontece com os pilares de suporte do telheiro, “exemplares de arquitectura do ferro”, acrescenta a nota.