Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste baixa para 95 doentes mas houve novos casos em Arruda dos Vinhos

Covid 19 7

Nas últimas 24 horas baixou novamente o número de registos de casos positivos. São agora 95 (menos três). Houve a recuperação de doentes na Lourinhã (1), em Caldas da Rainha (1) e em Torres Vedras (3). Contudo, por outro lado, há mais dois casos em Alenquer.

O relatório da situação epidemiológica da nossa região é o seguinte: Alcobaça (27), Torres Vedras (18), Alenquer (14), Caldas da Rainha (11), Peniche (7), Cadaval (6), Lourinhã (5), Arruda dos Vinhos (4), Bombarral (2) e Óbidos (1). Ao concelho de Sobral de Monte Agraço já se tinha juntado o concelho da Nazaré sem casos de doentes infectados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, a autarquia confirma a descida para cinco doentes infectados pela Covid-19, com a recuperação de um doente (o segundo) na União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia. Segundo confirmou ao ALVORADA a Câmara Municipal, com base na informação disponibilizada pela Delegada de Saúde, os casos estão assim distribuídos: União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia (3), União de Freguesias de Miragaia e Marteleira (1); e Reguengo Grande (1). A situação epidemiológica dá ainda conta de 18 pessoas (menos duas) em vigilância activa (quarentena) e nenhuma pessoa, pelo segundo dia consecutivo, em auto-avaliação (nas suas residências).

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que desceram os casos activos para 18 (menos três) da pandemia da Covid-19, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 39 casos (inalterado) confirmados, dos quais 21 (mais três) são doentes que estão recuperados. Há uma subida de casos suspeitos para 20 (mais cinco) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 42 (menos dez) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde A distribuição dos pacientes pelas freguesias do concelho faz-se da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães (5); São Pedro da Cadeira (3); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (3); Ponte do Rol (1); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (2); Turcifal (1); Ramalhal (1) e União das Freguesias de Dois Portos e Runa (1); e Silveira (1).

O concelho do Bombarral continua com dois casos activos. Recorde-se que neste concelho já morreu uma pessoa vítima da doença e há o registo de uma pessoa recuperada. A edilidade não adianta mais informação sobre a situação epidemiológica. O ACES Oeste Norte informa, segundo o CDOS de Leiria, que há 23 (inalterado) as pessoas em vigilância pelas autoridades. A edilidade revela que decidiu pela manutenção do período de vigência do Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil do Bombarral até 2 de Maio, decorrente do alargamento do Estado de Emergência.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica às 18h00, refere nove casos (inalterado) os doentes com análises positivas do novo coronavírus, sendo que um já tinha recuperado, pelo que tem oito (inalterado) casos activos, distribuídos pelas quatro freguesias: Peniche (5), Serra D’El Rei (1), Ferrel (1) e Atouguia da Baleia (1). Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Estão ainda 36 (mais cinco) pessoas em quarentena. Contudo, segundo dados avançados hoje pelo CDOS - Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria, com base na informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Norte, são 102 (menos um) os casos que estão em vigilância pelas autoridades. Numa nota publicada no Facebook, o município dá conta que a partir de hoje e atendendo aos critérios utilizados pela Direcção-Geral da Saúde, os casos de óbito são subtraídos ao número de ocorrências positivas, os casos recuperados são subtraídos ao número de casos positivos e deixa de fazer referência aos casos positivos não residentes no concelho.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que se mantêm 14 casos positivos. Os doentes estão assim distribuídos: União de Freguesias de Alenquer (9); União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres (2); e União de Freguesias de Carregado e Cadafais (3). Não são avançados mais dados.

O Município do Cadaval tem seis (inalterado) casos positivos no concelho, distribuídos pelas freguesias: Vermelha (3); Painho e Figueiros (1); e Cadaval e Pêro Moniz (1). Os últimos dados conhecidos revelavam sete (menos duas) pessoas em vigilância activa e um (menos 10) casos em vigilância passiva. Não foram hoje avançados dados pela autarquia.

O concelho de Alcobaça regista 27 doentes infectados (inalterado), sendo o concelho de Oeste o que regista mais casos. Ontem, na sua página oficial pessoal do Facebook, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, anunciou o primeiro doente recuperado da Covid-19. Trata-se de um profissional do Lar de Nossa Senhora da Conceição, em Turquel, que estava internado no Hospital de Leiria. “Espero que nos próximos dias possa anunciar mais casos de recuperação”, disse o edil. A autarquia não avançou hoje informação sobre a situação epidemiológica do concelho. O CDOS de Leiria informa que o número de pessoas que estão em vigilância pelas autoridades, segundo dados do ACES Oeste Sul, teve uma descida para 141 (menos 13) casos.

A Câmara Municipal da Nazaré refere que continua sem nenhum caso positivo. Recorde-se que já ocorreram duas mortes no concelho. O CDOS de Leiria diz que há neste concelho 28 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos revela que há dois novos casos de doentes infectados pela Covid-19, sendo agora quatro os registos. Segundo uma mensagem do presidente André Rijo à população, as análises aos funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia revelaram dois funcionários com o novo coronavírus. Os 88 testes realizados no sábado e nesta segunda-feira, que deram conta destes casos, levou a edilidade a cofinanciar os testes também aos utentes, numa operação da DGS, sendo que serão testadas 211 pessoas. Há também a informação da actualização de um habitante do concelho que residia em Espanha, onde contraiu a doença, tendo recuperado no concelho. Outra informação da Direcção-Geral da Saúde diz respeito a uma idosa que está infectada no lar em Paredes, no distrito do Porto, mas cuja morada oficial é o concelho arrudense. Há ainda três pessoas que contraíram a doença nos concelhos da Amadora e em Torres Vedras mas que optaram por cumprir a quarentena no concelho de Arruda dos Vinhos.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua sem casos positivos. Hoje a autarquia publicou o boletim da situação epidemiológica com os seguintes dados: 16 (inalterado) pessoas contactadas na investigação dos casos Covid-19, 15 (mais um) pessoas com alta de vigilância e uma (inalterado) pessoas em isolamento com vigilância activa.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que o número de casos activos é agora de 11 (menos um), com o total de 22 (inalterado) casos confirmados e nove doentes recuperados (mais um). Os doentes estão assim distribuídos: Freguesias de Nª Srª do Pópulo, Coto e São Gregório (4), Santa Catarina (2), Tornada e Salir do Porto (1); Alvorninha (1), Foz do Arelho (1) e Santo Onofre e Serra do Bouro (2). Há um óbito e nove doentes recuperados. Não são hoje avançados mais dados pela edilidade. Mas o CDOS de Leiria revela ainda que há uma acentuada descida para 22 (menos 51) pessoas em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Óbidos regista um doente infectado e um recuperado. A Câmara Municipal de Óbidos, sobre a situação epidemiológica, apenas replica o ‘post’ da OesteCIM. O CDOS de Leiria adianta que há 36 (mais dez) pessoas que estão em vigilância pelas autoridades.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA