Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Centro de Formação de Leiria-Fátima lança segundo semestre do curso 'Bíblia e Teologia Cristã'

bibliateologia

O Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) da Diocese de Leiria-Fátima vai iniciar no dia 10 de Fevereiro o segundo semestre do curso 'Bíblia e Teologia Cristã' (BTC), com as disciplinas de Cristologia e Deus, mistério de relação.

O ciclo diocesano de estudos BTC “pretende ser uma sólida introdução ao estudo da Teologia, oferecendo os instrumentos para a compreensão dos fundamentos bíblicos e sistemáticos do pensamento cristão, com um alcance espiritual e pastoral”, segundo informação do CCFC, que acrescenta que “aprender Teologia é disponibilizar-se a aprofundar as raízes da tradição cristã”.

O curso é destinado a agentes de pastoral e “qualquer pessoa com interesse pelo conhecimento teológico”, com as aulas a decorrerem a um ritmo semanal, até 19 de Maio, à quinta-feira, em horário pós-laboral, no Seminário de Leiria.

A disciplina de Cristologia vai ser ministrada pelo padre Rui Ruivo, visando “aprofundar o conhecimento do mistério central da fé cristã: Deus que encarna, que morre e ressuscita por todos. A Cristologia olha para o Jesus histórico, o Jesus Bíblico e o Cristo da fé”.

Quanto à disciplina de Deus, Mistério de relação será lecionada por André Pereira e desenvolverá os tópicos 'Deus ao alcance da inteligência humana', 'O Deus Uno-Trino na tradição bíblica', 'O Deus Uno-Trino na tradição cristã' e 'Uma sistematização da teologia dogmática do Mistério de Deus'.

O ciclo diocesano de estudos BTC pretende ser uma sólida introdução ao estudo da Teologia, oferecendo os instrumentos hermenêuticos para a compreensão dos fundamentos bíblicos e sistemáticos do pensamento cristão, com um alcance espiritual e pastoral”, afirmam os responsáveis pelo Centro de Formação e Cultura na informação disponibilizada sobre o curso, que se desenvolverá ao longo de oito semestres.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados