Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

D. José Tolentino de Mendonça participa em conferência no Centro Pastoral de Torres Vedras

congresso pastoral torres vedras 2021

O Cardeal D. José Tolentino de Mendonça vai proferir uma conferência intitulada ‘Caridade e profecia: uma reflexão para o presente’ no Congresso Diocesano da Pastoral Sócio-Caritativa do Patriarcado de Lisboa, este sábado, no Centro Pastoral de Torres Vedras. Esta intervenção do arquivista e bibliotecário da Santa Sé decorrerá ‘online’, informa o Patriarcado de Lisboa em Comunicado. O encerramento do encontro vai ser feito pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, com a conferência ‘As periferias como lugar privilegiado da presença da Igreja’ e a celebração da Eucaristia.

Esta iniciativa, organizada pela Pastoral Sócio-Caritativa do Patriarcado de Lisboa, vai começar pelas 9h00 e pretende assinalar a conclusão de dois anos pastorais dedicados à caridade e que tiveram como tema ‘Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias’. Na primeira conferência, intitulada ‘Quem somos e o que fazemos’, o Bispo Auxiliar D. Américo Aguiar vai apresentar a realidade sócio-caritativa no Patriarcado de Lisboa e estão previstos momentos de partilha de várias experiências realizadas durante o tempo de pandemia.

Segundo a organização, o número de inscritos na opção presencial está muito próximo da capacidade total do auditório (180 lugares) que foi indicado pela Autoridade Local de Saúde. Para além da participação presencial, a organização disponibilizou ainda a participação através da plataforma ‘ZOOM’, permitindo a interação com os intervenientes por videoconferência e a transmissão através do ‘site’ e redes sociais do Patriarcado de Lisboa.

O programa completo desta jornada é o seguinte: 9h00 - Acolhimento e acreditação; 9h30 - Oração da manhã; 9h45 - Sessão Solene de Abertura; Conferências - 10h00 - ‘Quem somos e o que fazemos’, por D. Américo Aguiar; 10h30 - ‘Caridade e profecia: uma re­flexão para o presente’, por D. José Tolentino de Mendonça; 11h15 - Intervalo; Partilha - 11h30 - ‘O que fazemos em tempos de pandemia’ - Partilha das Vigararias; 12h15 - Síntese e desafios - Diácono Fernando Magalhães; 13h00 - Almoço; Painel - 14h30 - ‘A Igreja no centro das periferias’ - Moderação: Raquel Abecasis com Pastoral da De­ficiência, Pastoral dos Ciganos, Pastoral das Prisões e Pastoral da Mobilidade; JMJ LISBOA 2023 - 16h00 - ‘A caminho da Jornada Mundial da Juventude: oportunidade para a cultura da dádiva’; 16h15 - Intervalo; Encerramento - 16h30 - ‘As periferias como lugar privilegiado da presença da Igreja’, por D. Manuel Clemente; 17h30 - Eucaristia.

Texto ALVORADA