Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Jovem surfista torriense Maria Salgado distinguida com troféu Tiago Pires Award

Maria Salgado ANS 2024

Maria Salgado é a surfista vencedora da edição deste ano do Tiago Pires Award, um prémio atribuído por decisão conjunta entre o surfista Tiago Pires e a Associação Nacional de Surfistas, que visa distinguir surfistas portugueses de alto potencial e em ascensão, por ocasião do Dia Internacional do Surf que, este ano, se celebra este sábado.

Maria Salgado é a terceira surfista feminina a vencer este prémio - depois de Malfada Lopes (2018) e Yolanda Hopkins (2019) - sendo presentemente a oitava do ‘ranking’ feminino da Liga MEO Surf e actual líder do ‘ranking’ feminino do Junior Tour. Na Liga MEO Surf, a jovem surfista do Oeste conta já com duas vitórias de etapas, ambas em Peniche, a fechar com chave de ouro a Liga MEO Surf 2022 e 2023. Destaque ainda para o terceiro posto final no ‘ranking’ da Liga MEO Surf em 2022 e para o quarto lugar obtido no ano passado. Maria Salgado tem vindo a afirmar-se, ao longo dos anos mais recentes, como um dos grandes destaques da nova geração do surf feminino, que procura dar sequência à evolução e aos resultados expressivos obtidos nas últimas temporadas pelas surfistas portuguesas a nível internacional. Além do triunfo obtido este ano na etapa inaugural do Junior Tour, Maria conta também com um honroso segundo lugar numa etapa do Pro Junior Europeu, disputada no ano passado em Marrocos, tendo terminado no ano passado como a quinta melhor júnior do ‘ranking’ feminino.

A surfista de Santa Cruz, de apenas 17 anos, é, assim, galardoada com uma viagem ao Havai, um dos principais palcos para treino e de competições internacionais, sendo também uma paragem obrigatória para quem procura a excelência a nível de performance no surf, refere a ANS num comunicado enviado ao ALVORADA. “Estou muito contente por ter recebido este prémio. Gostava de agradecer à Associação Nacional de Surfistas e ao Tiago Pires por ter sido a escolhida. Vou tentar aproveitar ao máximo a viagem ao Havai para poder evoluir o meu surf. Vou procurar continuar a trabalhar imenso para obter mais resultados”, referiu na ocasião a desportista galardoada.

Já Tiago Pires, primeiro surfista português a entrar no Circuito Mundial de Surf, sublinhou a propósito que “Maria Salgado é uma surfista que tem evoluído bastante nos últimos meses. Tenho seguido a evolução dela de perto no último ano e sobressai uma grande evolução em termos técnicos. Penso que os resultados têm acompanhado essa evolução. O lado mental, a força de vontade e a forma como aborda as competições é um dos pontos fortes da Maria. Tenho a certeza que dentro de pouco tempo vai ganhar mais força e o seu surf irá beneficiar imenso com isso. Aliando a técnica que já tem a um pouco mais de força vamos ver uma combinação explosiva. Considero que a Maria Salgado é uma digna vencedora do Tiago Pires Award! Maria, vamos puxar o surf nacional para cima!”.

O Tiago Pires Award já vai na sua 11ª edição e distingue surfistas juniores nacionais pelo seu potencial, ajudando a projectá-los globalmente com vista a promover mais e melhores aspirações nas competições internacionais. O surfista eleito em cada ano surge como resultado de uma decisão partilhada entre a Associação Nacional de Surfistas e Tiago Pires, primeiro surfista português a competir na elite do Surf mundial e por lá residente durante sete temporadas consecutivas. O prémio é entregue no Dia Internacional de Surf que, em 2024, é celebrado a nível global, este sábado, dia 15.

Vencedores do Tiago Pires Award: Maria Salgado (2024), Francisco Ordonhas (2023), Martim Nunes (2022), Yolanda Hopkins (2019), Mafalda Lopes (2018), Guilherme Ribeiro (2017), Luís Perloiro (2016), Guilherme Fonseca (2015), Nicolau von Rupp (2014), Frederico Morais (2013) e Tiago Pires (ano zero/2012).

Texto: ALVORADA com comunicado da ANS
Fotografia: ANS