Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Urgências dos hospitais públicos de Peniche e de Torres Vedras com restrições de horário de funcionamento informa Ministério da Saúde

ULS Oeste

O Ministério da Saúde publicou no portal do Serviço Nacional de Saúde o mapa das escalas de urgências até à próxima quinta-feira, que prevê o fecho de vários serviços em todo o país, não escapando a Unidade Local de Saúde do Oeste.

Nas três unidades hospitalares públicas oestinas, apenas os vários serviços de urgências no Hospital Distrital Caldas da Rainha não sofrem constrangimentos, funcionando sem limitações as urgências geral, obstetrícia/ginecologia e pediatria.

O mesmo não acontecerá em Torres Vedras e em Peniche. No Hospital Distrital Torres Vedras, a urgência geral não tem alterações de funcionamento neste período, mas já a urgência pediátrica apenas esteve este sábado apta a receber utentes entre as 9h00/21h00, o que acontecerá também até quinta-feira, ou seja, estará encerrada das 21h00 às 9h00.

Já quanto ao Hospital São Pedro Gonçalves Telmo - Peniche, a urgência geral está aberta este sábado sem limitações de horário, mas este domingo encerrará das 20h00, só voltando a reabrir na segunda-feira às 20h00 e, até quinta-feira, não sofrerá mais limitações.

São 12 urgências de obstetrícia e de pediatria que estarão fechadas este domingo no país, o dia com o maior número desses serviços encerrados, de acordo com a escala até à próxima quinta-feira divulgada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o mapa publicado no portal do Serviço Nacional de Saúde, além das 12 urgências fechadas (sete de obstetrícia e cinco de pediatria), no domingo estarão parcialmente abertas ou apenas reservadas aos doentes referenciados pelo CODU e INEM, outras nove, enquanto estarão abertas 24 horas um total de 125 desses serviços em Portugal continental.

Com os constrangimentos das escalas mais visíveis nas áreas da obstetrícia/ginecologia e da pediatria, esta sexta estiveram fechadas três urgências, no sábado nove, enquanto na segunda, terça e quarta-feira estarão encerradas quatro e na quinta-feira três.

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região com mais urgências condicionadas ou fechadas até à próxima quinta-feira, com o Alentejo a ser a única região do país com estes serviços totalmente abertos nesse período, indica o mapa de escalas.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo, ao longo dos seis dias, estão encerradas urgências de obstetrícia e pediatria nos hospitais São Bernardo (Setúbal), de Santarém, Garcia de Orta (Almada), Beatriz Ângelo (Loures), Nossa Senhora do Rosário (Arco Ribeirinho) e Rainha Santa Isabel (Torres Novas).

No caso do Hospital de Santa Maria, o mapa indica que está encerrado temporariamente, devido às obras de remodelação na urgência de obstetrícia. Fonte do hospital adiantou à Lusa na última semana que as obras ficam concluídas no final deste mês, com a montagem e testagem de todos os equipamentos a decorrer em Julho e com a reabertura no novo espaço da urgência de ginecologia e obstetrícia para grávidas até às 22 semanas no início de Agosto.

Os hospitais Amadora-Sintra e São Francisco Xavier terão as urgências de obstetrícia e de pediatria apenas reservadas às urgências internas e aos casos referenciados pelo CODU e INEM e pela linha SNS 24 na maioria dos dias da próxima semana.

Segundo o Ministério da Saúde, este formato, que pode ser actualizado diariamente, foi concebido para divulgar, de “forma imediata e expedita”, as escalas dos serviços de urgência disponíveis, ainda que, por “constrangimentos inultrapassáveis”, estes dados possam sofrer alterações pontuais.

Na semana passada, o ministério adiantou que em breve será disponibilizada uma nova página interactiva que será carregada directamente pelos hospitais e que mostrará, a cada momento, o serviço de urgência disponível mais perto a que os utentes podem recorrer.

Texto: ALVORADA com agência Lusa