Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Sessenta alunos desenham logótipo oficial dos 60 anos da comunidade portuguesa na Alemanha

comunidades portuguesas

Sessenta alunos dos cursos de língua e culturas portuguesas, entre os 12 e os 18 anos, desenharam o logótipo oficial do 60º aniversário da comunidade portuguesa na Alemanha, que se assinala em 2024.

O concurso foi aberto a todos os alunos do Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) a viver na Alemanha e tinha como alguns dos objectivos conhecer e dar a conhecer a história da comunidade portuguesa no país e promover um sentimento de pertença em relação à cultura portuguesa.

Recebemos, por coincidência, 60 trabalhos de alunos de cursos diferentes”, disse Fátima Silva, coordenadora do Ensino Português na Alemanha, acrescentando que o concurso era facultativo e que o número de trabalhos recebidos foi “muito positivo”.

Gabriel Marques, de 15 anos, considerou a iniciativa uma “ideia engraçada”, diferente das “aulas típicas”. “Sinto-me ligado à comunidade porque sou português, vou com a minha família a Portugal sempre nas férias. Com esta iniciativa sinto-me um pouco mais ligado porque fiquei a saber mais sobre a história de Portugal e da vida dos portugueses”, contou à agência Lusa.

Devido à escassez de mão-de-obra, nos anos 50, o Governo da República Federal da Alemanha recrutou trabalhadores temporários no estrangeiro através do programa 'Gastarbeiterprogramm' para a reconstrução do país.

Este programa foi iniciado através de acordos de recrutamento bilaterais com a Itália, em 1955, Grécia e Espanha, em 1960, Turquia, em 1961, Marrocos, em 1963, Portugal, em 1964, Tunísia, em 1965, e com a antiga Jugoslávia, em 1968. “Decidi participar nesta iniciativa porque queria mostrar os meus pensamentos sobre a comunidade portuguesa e porque gosto de desenhar”, partilhou Xavier Carvalho, de 15 anos, a viver em Minden. “Quando penso em comunidade portuguesa, lembro-me do Centro Português que houve em Minden, mas que agora já não existe. Sinto-me ligado à comunidade portuguesa porque frequento a escola portuguesa desde o primeiro ano e encontrei muitos amigos aqui”, apontou.

Para Mariana Pereira, de 14 anos, pensar na comunidade portuguesa é lembrar-se do pai a contar como se reunia com outros portugueses para jogar à bola. Já Sofia Niehues, de 12 anos, pensa no sol, nos pastéis de Belém e no mar que associa a Portugal. Para uma aluna de 18 anos de Hamburgo, que prefere não ser identificada, a iniciativa foi positiva, mas faltou o contacto com outros portugueses. “A iniciativa foi boa, mas, como não tive interacção com outros portugueses, não conheci novas pessoas para alargar a minha imagem da comunidade portuguesa e assim não me ajudou muito a sentir-me mais ligada a ela”, considerou.

O júri, constituído por elementos da Embaixada de Portugal em Berlim e da Coordenação do Ensino de Português na Alemanha optou por propor a criação de um logótipo oficial que aliasse ideias presentes em diversos trabalhos submetidos por diferentes alunos. Todos os participantes receberam diplomas de participação, livros, materiais didáticos e brindes.

Texto: ALVORADA com agência Lusa