Região Oeste entre o perigo de risco elevado e muito elevado de incêndio florestal
- Oeste
- 29/08/2023 11:32
Os concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Cadaval, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço estão em risco muito elevado no mapa de risco de incêndio florestal do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Já os restantes concelhos oestinos estão em risco elevado, o patamar imediatamente inferior: Nazaré, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Torres Vedras e Alenquer.
Hoje são mais de 50 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro que apresentam um perigo máximo de incêndio rural. O IPMA colocou também mais de 90 concelhos dos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Beja e Faro em perigo muito elevado. Outros concelhos de todos os distritos do continente estão hoje em perigo elevado de incêndio.
Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns concelhos, pelo menos até sábado. Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade até ao início da manhã, podendo essa nebulosidade persistir ao longo do dia no interior Norte, e vento forte no litoral oeste e nas terras altas. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 10 graus Celsius (em Bragança) e os 21 graus (em Faro) e as máximas entre os 23 (em Aveiro) e os 35 (em Faro). Para o concelho da Lourinhã é esperada uma máxima de 23º e uma mínima de 17º.
Texto: ALVORADA com agência Lusa