Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Região Oeste entre o risco moderado e elevado de incêndio rural de acordo com o IPMA

Floresta

Cerca de 80 concelhos de 10 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).  De acordo com o IPMA, os concelhos que estão sob este alerta pertencem aos distritos de Vila Real, Bragança, Viana do Castelo, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda em risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ quase todos os concelhos dos distritos do continente. Apenas cerca de 30 municípios localizados no litoral do país estão com risco moderado ou reduzido de incêndio. No caso da região Oeste, os 12 concelhos dividem-se entre os riscos moderado e elevado. Apenas quatro concelhos oestinos estão com risco elevado: Caldas da Rainha, Cadaval, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço. Os restantes concelhos estão sob avaliação de risco moderada: Alcobaça, Nazaré, Óbidos, Peniche, Bombarral, Lourinhã, Torres Vedras e Alenquer. Em todos estes concelhos é proibida a queima de amontoados e queimadas extensivas.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Devido à onda de calor que está a atingir o país, o IPMA colocou sete distritos do continente em aviso vermelho, entre hoje e terça-feira, nomeadamente Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre. Os restantes distritos estarão com avisos laranja (o segundo mais grave) e amarelo, variando nos dias entre hoje e terça-feira.

O IPMA prevê para hoje, no continente, continuação de tempo quente, com céu pouco nublado ou limpo apresentando períodos de mais nebulosidade na faixa costeira ocidental, em especial a norte do Cabo Raso, e no interior durante a tarde. As previsões apontam para condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada dispersos no interior, em especial das regiões Norte e Centro e durante a tarde, e uma pequena subida de temperatura. O vento soprará em geral fraco predominando do quadrante norte, sendo do quadrante leste até ao meio da manhã, e soprando por vezes moderado (até 30 km/h) na faixa costeira ocidental.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 44 graus Celsius, em Beja, e os 25, em Aveiro. No caso da Lourinhã a máxima prevista é de 33º e a mínima é de 17º.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)