Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

ESCO: ‘Happening Bansky’ esteve em exposição dirigida à comunidade escolar

escohappeningbansky

‘Happening Bansky’ deu nome à exposição que esteve patente na ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste, em Tores Vedras, entre 10 e 14 de Maio. Partindo do tema ‘Tornar o mundo um lugar melhor’, que seria o mote para o arranque da 31ª Grande Festa da Criança - Oeste Infantil que, em 2020, não se concretizou, os alunos da turma A17, do curso de Animador Sociocultural desta instituição escolar decidiram avançar com o projecto interdisciplinar ‘Exposição - Happening Bansky’, para potenciar o trabalho que já tinham iniciado e desenvolvido nesse sentido.

O projecto envolveu as disciplinas de Expressão Plástica, Expressão Corporal, Animação Sociocultural, Animação Sociocultural, Psicologia e Inglês e foram seleccionadas sete obras do artista Banksy, que os alunos reproduziram, em desenho e em vídeo. Seguiu-se a montagem de uma exposição na escola, providenciando à comunidade escolar visitas guiadas para melhor conhecimento do artista e da obra.

Com uma componente sobretudo de crítica social, “este artista urbano e activista político britânico, conhecido pelos trabalhos em stencil em várias cidades do mundo, visa incitar à discussão de assuntos polémicos e atuais da sociedade”, referiu a ESCO num comunicado enviado ao ALVORADA.

Na mesma linha, e através da prática de actividades artísticas, “os alunos e a comunidade escolar foram igualmente convidados a pensar criticamente sobre o que os rodeia, reflectindo sobre o papel individual de cada um numa sociedade global, tornando este um momento privilegiado para o desenvolvimento da consciência cívica, enquanto elemento-chave na formação de jovens responsáveis e activos socialmente”, concluiu a instituição liderada pela lourinhanense Júlia Alfaiate.

Texto: ALVORADA
Fotografia: ESCO