Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Politécnico de Leiria apresenta cenários prospectivos para a transformação do ecossistema de Leiria e Oeste até 2035

politecnicodeleiria

O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) vai promover na próxima terça-feira, a partir das 10h00, a sessão ‘Prospectiva 2035 - Três Cenários para o Futuro de Leiria e Oeste’, onde serão apresentados “cenários prospectivos que ilustram potenciais caminhos de transformação do ecossistema de Leiria e Oeste, com o propósito de contribuir para um debate informado sobre o futuro da região”, refere a instituição em comunicado enviado ao ALVORADA. O evento decorrerá no auditório da NERLEI/CCI - Associação Empresarial da Região de Leiria - Câmara de Comércio e Indústria, em Leiria.

Esta apresentação insere-se nos trabalhos desenvolvidos pela Estrutura de Missão para o Desenvolvimento do Ecossistema de Leiria & Oeste (EM@IPLeiria), criada pelo Instituto Politécnico de Leiria em 2023, numa iniciativa pioneira em Portugal. A EM@IPLeiria envolve mais de 800 participantes, incluindo representantes de 24 municípios (entre os quais os 12 oestinos), comunidades intermunicipais (entre as quais a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste), empresas, instituições socioculturais e cidadãos em geral. Com uma abordagem participativa ‘bottom-up’, a iniciativa visa fomentar uma aliança cívica e regional de longo prazo, promovendo um território mais coeso, sustentável e gerador de bem-estar”, refere ainda o IPL.

A sessão de abertura, agendada para as 10h00, contará com as intervenções de Luís Febra (presidente da NERLEI/CCI), Carlos Rabadão (presidente do IPLeiria), Jorge Portugal (director-geral da COTEC Portugal), Gonçalo Lopes, (presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria), Pedro Folgado (presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste) e Fernando Alexandre (ministro da Educação, Ciência e Inovação). Quando forem 11h00 terá lugar a sessão de apresentação ‘Prospectiva 2035 - Três Cenários para o Futuro de Leiria e Oeste’, por Agostinho Silva, pró-presidente do Instituto Politécnico de Leiria e coordenador da EM@IPLeiria. A sessão de encerramento do evento, prevista para as 11h40, estará a cargo de Manuel Castro Almeida, ministro Adjunto e da Coesão Territorial.

Texto: ALVORADA