Torres Vedras: abertas inscrições para conferência internacional ‘Acção Local para o Pacto Ecológico Europeu’
- Oeste
- 09/09/2024 12:43
‘Acção Local para o Pacto Ecológico Europeu’ dá nome à conferência internacional que decorrerá a 18 e 19 de Novembro, no Teatro-Cine de Torres Vedras, numa organização da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras e apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo I.P (CCDR LVT).
Esta iniciativa surge através do projecto europeu ‘GoGreen’ que promove a partilha de conhecimentos e de modos de actuação locais para a transição ecológica no âmbito do Pacto Ecológico Europeu (PEE). As inscrições encontram-se abertas a todos os interessados no tema, em particular a decisores políticos e técnicos de municípios.
O primeiro dia de evento é dedicado à apresentação e discussão dos resultados do projecto com foco na aplicabilidade dos produtos do ‘GoGreen’ a nível local, através da apresentação de um estudo de caso interactivo e de uma mesa-redonda dedicada aos municípios com experiência e boas práticas no âmbito da aplicação do Pacto Ecológico Europeu.
No segundo dia serão dinamizadas visitas a projectos locais nos municípios do Geoparque Oeste, reconhecido recentemente como Geoparque Mundial da UNESCO, cujo órgão gestor é parceiro do evento. A Lourinhã será o primeiro ponto de visita dos participantes que entre as 9h30 e as 12h30 vão conhecer os Guarda Rios no Rio Grande e seus afluentes. Dinamizada pela Lourambi - Associação para a Defesa do Ambiente do Concelho da Lourinhã, esta iniciativa terá início na Praia da Areia Branca, com a apresentação do projecto, seguindo para a vila da Lourinhã (local exato a combinar), com o objectivo de dar a conhecer 'in loco' como funciona a actividade e os seus resultados.
Num comunicado enviado ao ALVORADA a ASPEA explica que a conferência “é o culminar de três anos de projecto dedicados à capacitação de colaboradores, técnicos e conselheiros municipais”, assim como “a decisores políticos na implementação do PEE com o fim de melhorar o seu desempenho ao nível das políticas ambientais locais”.
A conclusão do ‘GoGreen’ será marcada ainda por uma série de eventos multiplicadores locais, realizados nos cinco países envolvidos do projecto (Bélgica, Chipre, Espanha, Irlanda e Portugal).
A conferência final internacional conta com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Direcção-Geral de Educação (DGE), Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e apoio do Fundo Ambiental. O projeto é cofinanciado pelo programa ‘ERASMUS+’, o instrumento de cofinanciamento da Comissão Europeia para a Educação e Formação, com um apoio de 377.934,00 euros.
O projecto conta com a participação de seis entidades parceiras: três municípios (Lousada - Portugal, Zoersel - Bélgica, Soto del Real - Espanha), duas ONG ambientais (ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental - Portugal, Leave no Trace Ireland - Irlanda) e um centro de investigação (Synthesis - Chipre).
O presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto, referiu ao nosso jornal que ao longo dos três anos do ‘GoGreen’, os seis parceiros desenvolveram seis produtos finais (como uma plataforma de aprendizagem participativa), envolveram beneficiários directos do projecto nas formações internacionais (dedicadas a temas como o capital natural, o planeamento do território e a participação social), criando e dinamizando, desta forma, uma rede europeia de parceiros locais do Pacto Ecológico Europeu.
Texto: ALVORADA com comunicado da ASPEA