Oeste é região-piloto do Barómetro da Qualidade numa parceria da OesteCIM com o Instituto Português da Qualidade e Nova IMS
- Oeste
- 19/04/2024 12:13
O Oeste será a região-piloto do ‘Barómetro da Qualidade’, que tem como objectivo medir e avaliar os principais aspectos que influenciam o bem-estar da sociedade, bem como aferir o nível de desenvolvimento social, económico e ambiental de modo a orientar políticas públicas e tomadas de decisão. O anúncio foi feito esta sexta-feira pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, que vai coordenar o processo em parceria com o Instituto Português da Qualidade e a Nova IMS - Information Management School, de Lisboa. No final, os resultados serão apresentados numa ‘dashboard’ - painéis que mostram métricas e indicadores importantes para alcançar objectivos e metas traçadas de forma visual, facilitando a compreensão das informações geradas - e ainda numa ‘app’, uma aplicação móvel para ser usada em telemóveis.
De acordo com a OesteCIM, estrutura intermunicipal que agrega os 12 municípios da região, a informação deste 'Barómetro da Qualidade' irá focar-se em temas que tocam mais nas populações, tais como habitação, economia/rendimento, emprego, comunidade/apoio e coesão social, educação, meio envolvente, ambiente, envolvimento cívico, saúde, satisfação dos residentes, trabalhadores e turistas, segurança vida/trabalho, empreendedorismo/inovação, turismo, infraestruturas e cultura.
Para a concretização deste trabalho terá lugar uma recolha de dados primários e secundários. No primeiro caso, trata-se um conjunto de entrevistas telefónicas a uma amostra representativa da população residente no território oestino. “O inquérito administrado será baseado num questionário estruturado com questões fechadas e semiabertas, com uma duração esperada de 15 minutos. O objectivo deste inquérito é a recolha da opinião e experiência dos residentes relativamente às áreas temáticas que integrarão o observatório”, explica a OesteCIM. Quanto aos dados secundários, o seu levantamento incidirá sobre dados já existentes nos sistemas de informação da região Oeste e dos seus municípios, de entidades regionais relevantes, como é o caso de associações empresariais, além de outras fontes de dados nacionais, incluindo estatísticas oficiais (Instituto Nacional de Estatística e Banco de Portugal). Deverá ainda incluir dados relevantes publicados por outras entidades de referência. “Com abordagens baseadas em modelos analíticos e o envolvimento de especialistas, a recolha vai permitir que cada tema seja explorado quer do ponto de vista da qualidade objectiva (técnica), quer da qualidade subjectiva (percepcionada/experienciada)”, explica ainda a OesteCIM.
O ‘Barómetro de Qualidade’ será estruturado em cinco eixos: Bem-estar da população (avaliar o nível de satisfação e bem-estar geral das pessoas, tendo em conta aspectos como economia, saúde, educação, segurança, meio ambiente, rendimento, habitação e acesso a serviços básicos; Comparar diferentes regiões (comparar o desempenho de diferentes regiões em termos de desenvolvimento humano e bem-estar, permitindo identificar melhores práticas e divulgar as experiências de sucesso); Orientar políticas públicas (suporta a definição de políticas públicas baseadas em evidência. Promove a transparência das mesmas. Ajuda a priorizar áreas de investimento, definir metas e medir o progresso ao longo do tempo); Promover o desenvolvimento sustentável (ao considerar indicadores relacionados com a sustentabilidade ambiental e o impacto das actividades humanas no meio ambiente, incentiva a procura por um desenvolvimento mais sustentável e consciente; Envolver a sociedade civil (a criação e divulgação de índices de qualidade de vida podem aumentar a consciencialização da população sobre questões sociais e incentivar o envolvimento da sociedade civil em iniciativas que visem melhorar a qualidade de vida de todos).
A OesteCIM acredita ainda que este barómetro vai permitir “a criação de diferentes perfis de exploração dos resultados (desde o decisor público ao cidadão, passando pelo empresário) e um sistema 'My Quality' que permitirá a diferentes utilizadores simularem os resultados relativos à sua própria experiência de qualidade em função da importância que atribuem a cada tema em análise”.