Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã com cinco bandeiras azuis este Verão e região Oeste mantém 31 praias distinguidas

Praia da Peralta

O Júri Internacional do Programa Bandeira Azul atribuiu cinco galardões ao concelho da Lourinhã, registando-se mais uma que em 2023 com o regresso à lista da Praia da Peralta, que se junta às praias da Areia Branca, Areia Branca - Foz, Areal Sul e Porto Dinheiro.

A região Oeste continua em 2024 a poder contar com 31 praias com bandeira azul, pois apesar da entrada na lista da Praia da Peralta, regista-se a saída da Praia do Mirante, em Torres Vedras, mas continua a ser o concelho oestino com mais distinções.

A lista das praias oestinas com bandeira azul é a seguinte: Alcobaça (2): Paredes de Vitória e São Martinho do Porto; Nazaré (2): Nazré e Salgado; Caldas da Rainha (2): Foz do Arelho - Lagoa e Praia do Mar; Óbidos (2): Bom Sucesso e Rei Cortiço; Peniche (7): Baleal - Norte, Baleal - Sul, Cova de Alfarroba, Gamboa, Medão - Supertubos, Consolação e São Bernardino; Lourinhã (5): Areia Branca, Areia Branca - Foz, Areal Sul, Porto Dinheiro e Peralta; Torres Vedras (11): Azul, Porto Novo, Santa Rita - Norte, Santa Rita - Sul, Navio, Pisão - Santa Cruz, Física - Santa Cruz, Centro - Santa Cruz, Santa Helena, Formosa e Foz do Sisandro.

Regista-se também que, dos 22 Centros de Azuis do país, no âmbito das actividades ambientais, dois vão funcionar no concelho da Lourinhã, tal como no município de Torres Vedras, ficando Nazaré e Caldas da Rainha com um cada. Um Centro Azul é uma estrutura, na praia ou na proximidade, onde se prestam informações e se realizam actividades de Educação Ambiental especificamente para a Bandeira Azul.

Em 2024, Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação atribuiu, em Portugal, 440 Bandeira Azuis, das quais 398 em Praias,19 em Marinas e 23 em Embarcações Ecoturísticas. Os resultados foram divulgados em Lisboa esta terça-feira, dia 30 de Abril, em conferência de imprensa, no Aquário Vasco da Gama.

As 398 praias estão distribuídas por 103 municípios, com destaque para Moura e Castelo Branco, que candidataram as suas praias pela primeira vez. Entre os 63 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, a ABAAE ocupa a sexta posição considerando o número total de praias galardoadas e mantém o segundo lugar no que diz respeito tanto ao número de embarcações ecoturísticas galardoadas, como de praias de interior.

A Cerimónia Oficial de Hastear de Primeira Bandeira Azul em Praia Costeira vai decorrer na Praia da Fontinha, no Porto Santo (Madeira), no dia 1 de Junho. O primeiro Hastear de Bandeira Azul em Praia Fluvial realiza-se na Praia Fluvial do Agroal, em Ourém, no dia 7 de Junho. E a primeira marina a hastear a Bandeira Azul em 2024 é Porto de Recreio da Calheta, na Calheta (Açores), no dia 31 de Maio.

Texto: ALVORADA com comunicado da ABAAE
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)