Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ciclismo: Troféu Joaquim Agostinho com edição mais curta, novamente com etapa a partir da Lourinhã e estreia do prólogo no Bombarral

GP Joaquim Agostinho 22062026 CI

A Quinta da Almiara, no concelho de Torres Vedras, recebeu esta segunda-feira a apresentação oficial do 49.º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, que vai para a estrada entre os dias 10 e 12 de julho. Com um pelotão internacional composto por 20 equipas, seis delas estrangeiras – onde entre os 140 corredores estarão representadas 18 nacionalidades de quatro continentes –, a grande novidade desta edição será a mudança do local do Prólogo, que marca o arranque da prova que presta homenagem ao lendário ciclista torriense Joaquim Agostinho.

A competição portuguesa de ciclismo que há mais anos consecutivos integra o calendário mundial da UCI – União Ciclista Internacional e que tem a organização da UDO - União Desportiva do Oeste, em parceria com o Município de Torres Vedras, deu hoje a conhecer a sua edição de 2026.

A corrida que percorre ao longo de três dias vários concelhos da região Oeste, este ano com um total de 375 quilómetros, vai ter partidas e chegadas em Bombarral, Lourinhã, Torres Vedras, Atouguia da Baleia e Alto de Montejunto. É nesta mítica montanha da meta final, o ponto mais alto do Oeste, que será consagrado o vencedor da prova.

Após cerca de uma década de Turcifal, como ponto de partida da competição, no dia 10 de julho começa a escrever-se uma nova história. Bombarral estreia-se como ‘pedalada de partida’ da corrida, com um prólogo completamente novo. Vai ser na vila ‘Coração do Oeste’ que os ponteiros do cronómetro começam a funcionar. No dia 10 de julho, a vila bombarralense apresenta-se como a grande novidade desta edição.. São 7,9 quilómetros de um novo traçado ao redor da vila, com a partida do primeiro corredor agendada para as 17h00, na Avenida Padre Fernando Diogo e chegada em frente aos Paços do Município da Lourinhã.

No sábado, 11 de julho, os corredores partem da Lourinhã para a primeira etapa, a mais longa da prova, com saída às 12h10, para uma viagem de 188,6 quilómetros e que contará com um recorde de 18 metas intermédias. São três montanhas de terceira categoria, dois pontos quentes e 13 metas volantes. Percorridas várias freguesias do concelho da Lourinhã, o pelotão segue em direção a Torres Vedras, onde depois de uma primeira passagem pela meta, os corredores vão cumprir uma volta ao tradicional Circuito de Torres, antes do esperado sprint final. Esta chegada será na Avenida António Leal de Ascensão, junto ao monumento em tributo a Joaquim Agostinho, cerca das 16h37.

Dia 12 de julho, domingo, a caravana parte junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Atouguia da Baleia, às 11h35 e percorre o concelho de Peniche antes de seguir por Óbidos, até à Foz do Arelho, onde estará a primeira contagem de montanha. A corrida prossegue pelo litoral, passando por Nazaré e Alcobaça, regressando depois às Caldas da Rainha e seguindo para o interior até ao Cadaval. Após a passagem por Chão de Sapo, inicia-se a fase final, com a exigente subida à Serra de Montejunto, a montanha de todas as decisões. Com um percurso de 178,5 quilómetros, várias metas volantes e de montanha, é no Alto de Montejunto que o vencedor do Troféu Joaquim Agostinho será decidido.

Francisco Manuel Fernandes, presidente da organização, explicou o motivo da redução de um dia de prova em 2026: “Com as tempestades que afetaram toda a Região Oeste, levando à declaração do estado de calamidade de vários municípios, após aprovação da UCI, a organização viu-se obrigada a retirar um dia à prova. Vivemos uma situação só comparável às cheias de 1983 e que esperamos possa ser possível reverter no futuro”.

Já Cândido Barbosa, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, destacou o trabalho feito pela organização, “sobretudo todo o caminho de muitos anos para alcançar a internacionalização da prova, por iniciativa própria. Parabéns pela corrida, aquela que está inscrita há mais anos seguidos no calendário da UCI, entre todas as provas portuguesas. Desejamos que sejam reunidas as condições para que esta competição volte ao formato habitual, o que, com o empenho de todos, seguramente vai acontecer”.

Diogo Guia, vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, lembrou as comemorações do cinquentenário da prova no próximo ano, que aguarda “com muitas expectativas” e às quais a autarquia quer estar associada, “pela importância desse momento e dessa celebração”.

Na assistência esteve uma comitiva de autarcas da Lourinhã (na foto), cujas instituições apoiam novamente a prova. Para além do vice-presidente António Gomes e do vereador Pedro Margarido, marcaram presença o presidente da Junta de Freguesia da Lourinhã, António Alberto Santos, e o presidente da Junta de Freguesia da Atalaia, Carlos Ministro, acompanhado pelo número dois do executivo Valter Vitorino. Outro lourinhanense presente foi o coronel João Fonseca, comandante do Comando Territorial de Lisboa da GNR (também na foto).

O 49.º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras vai ter transmissão em direto, via “Live Streaming”, no Facebook e YouTube da prova. Serão transmitidas todas as partidas, as duas últimas horas do prólogo e das duas etapas e a cerimónia do pódio. 

Será possível acompanhar todas as informações, ao longo dos três dias da corrida, nas Redes Sociais e todas as incidências, em tempo real, através do direto em texto que vai realizar-se no site da Federação Portuguesa de Ciclismo.

ETAPAS:

Dia 10 – Prólogo | 17h00 Bombarral / Bombarral - 7,9 km| Partida 1.º corredor 

Dia 11 – 1.ª Etapa| 12h10 Lourinhã / 16h37 Torres Vedras - 188,6 km (1.ª Passagem na Meta às 16h13)

Dia 12 – 2.ª Etapa |11h35 Atouguia da Baleia / 16h00 Alto de Montejunto - 178,5 km 

Uma edição com um pelotão que reúne corredores de 18 nacionalidades

A 49.ª edição da prova vai ter um pelotão composto por 140 ciclistas, distribuídos por 20 equipas, das quais seis são internacionais: duas espanholas, uma turca, uma britânica, uma das Filipinas e uma dos Estados Unidos da América. 

6 Equipas Internacionais

CAJA RURAL ALEA – Espanha

MOVISTAR TEAM – Espanha 

MUĞLA METROPOLITAN MUNICIPALITY SPORTS CLUB – Turquia 

INEOS GRENADIERS ACADEMY – Grã-Bretanha 

VICTORIA SPORTS PRO CYCLING TEAM – Filipinas  

MERIDIAN RACING P/B DE LA UZ – EUA

 

10 Equipas Profissionais Continentais Portuguesas

ANICOLOR / CAMPICARN

AVILUDO - LOULETANO - LOULÉ

CREDIBOM - LA ALUMÍNIOS - MARCOS CAR

EFAPEL CYCLING 

FEIRA DOS SOFÁS - BOAVISTA 

FEIRENSE - BEECELER 

GI GROUP HOLDING - SIMOLDES - UDO 

ÓBIDOS CYCLING TEAM 

TEAM TAVIRA - CRÉDITO AGRÍCOLA 

TAVFER - OVOS MATINADOS - MORTÁGUA

4 Equipas Sub-23 Portuguesas

PORMINHO TEAM SUB23 

EARTH CONSULTERS / MAIA / FRUTAS MONTE CRISTO 

INOVOCORTE CYCLING 

SANTA MARIA DA FEIRA / MOREIRA / BOLFLEX / E. LECLERC - SUB23

 

O Troféu Joaquim Agostinho tem seis camisolas de liderança:

Camisola Amarela | OESTE Comunidade Intermunicipal - Geral Individual

Camisola Verde | Transportes Vilas Boas - Geral por Pontos 

Camisola Azul | Rações Valouro - Geral da Montanha 

Camisola Branca | Colchões Bom Repouso - Metas Volantes 

Camisola Castanha | Junta de Freguesia S. Maria, São Pedro e Matacães - Melhor Português  

Camisola Laranja | Cartrack - Geral Juventude.

Texto: ALVORADA com comunicado da FPC. Fotos: Paulo Ribeiro/ALVORADA.