Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Apresentação do Troféu Joaquim Agostinho em Torres Vedras confirma passagem pelo concelho da Lourinhã

Francisco Fernandes Trofeu Joaquim Agostinho 2024

O 47º Grande Prémio Internacional de Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho foi apresentado oficialmente esta tarde numa quinta torriense, prova que vai para a estrada entre 11 e 14 de Julho e que vai passar mais uma vez pelo concelho da Lourinhã. Aliás, a primeira etapa, com partida da Foz do Arelho, no concelho das Caldas da Rainha, terminará na vila lourinhanense. Trata-se de uma edição especial porque passam precisamente 40 anos da morte prematura daquele que foi o maior ciclista português de todos os tempos.

Num total de 520,2 km que serão percorridos repartidos pelo prólogo e três etapas, esta edição conta com 132 ciclistas inscritos de 19 equipas, seis delas estrangeiras. Trata-se da prova portuguesa há mais tempo inscrita no calendário da UCI (Union Cycliste Internationale) e volta a ser organizada pela UDO - União Desportiva do Oeste em parceria com o Município de Torres Vedras. A camisola amarela volta a ser patrocinada pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste (geral individual), contando ainda com as camisolas verdes (Transportes Vilas Boas, geral por pontos), Azul (Rações Valouro, geral da montanha), Branca (Colchões Bom Repouso (geral das metas volantes), Laranja (geral da juventude, IPDJ) e Castanha (classificação combinado, Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães).

A prova foi uma vez mais apresentada por Francisco Manuel Fernandes, enquanto coordenador da Comissão Organizadora, tendo contado com também com intervenções de vários responsáveis, nomeadamente Luís Fernandes (presidente da UDO e director-técnico), Delmino Pereira (presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo), coronel João Fonseca (comandante territorial de Lisboa da GNR), Artur Lopes (representante da UCI), encerrando com Nelson Aniceto (vereador do Desporto da Câmara Municipal de Torres Vedras). O concelho da Lourinhã esteve representado na sessão pelo presidente da Câmara Municipal, João Duarte Carvalho, e pelos presidentes das juntas de freguesia Rui Santos (Vimeiro) e Pedro Margarido (União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia).

As etapas desta edição são as seguintes:

Dia 11 - 17h00, Prólogo Turcifal - Turcifal (8 km)

Dia 12 - 1ª Etapa, 12h00, Foz do Arelho/Lourinhã (171 km, 16h08)

Dia 13 - 2ª Etapa, 11h45, Silveira/Torres Vedras (170,2 km, 16h00) - primeira passagem na meta às 14h50, circuito de quatro voltas

Dia 14 - 3ª Etapa, 11h30, Atouguia da Baleia/Alto do Montejunto (171 km, 16h00)

A competição portuguesa de ciclismo que há mais anos consecutivos integra o calendário UCI irá percorrer um total de 520,2 quilómetros nas estradas da região oeste, distribuídos por um prólogo e três etapas em linha. A partida está agendada para 11 de Julho, com o já tradicional prólogo na vila de Turcifal, um contrarrelógio individual de oito quilómetros com início às 15h00.

No dia seguinte, o pelotão irá partir de Foz do Arelho, às 12h00, para a primeira etapa em linha. A viagem de 171 quilómetros, com duas contagens de montanha de terceira categoria na fase inicial, tem chegada prevista para as 16h08 à Lourinhã. O grau de exigência aumenta na segunda etapa, uma tirada de 170,2 quilómetros entre Silveira (11h45), freguesia que viu nascer Joaquim Agostinho, e Torres Vedras (15h47). Os últimos 50 quilómetros serão disputados no circuito torriense que inclui as subidas do Varatojo e da Serra da Vila.

As decisões, no entanto, estão guardadas para o quarto e último dia de competição, na etapa rainha do 47º Troféu Joaquim Agostinho. Serão 171 quilómetros, com partida em Atouguia da Baleia, às 11h30, rumo ao Alto de Montejunto, o ponto mais alto da região oeste, a 666 metros de altitude. Pelo meio, 10 contagens intermédias, incluindo cinco contagens de montanha, duas das quais de primeira categoria.

Trofeu Joaquim Agostinho 2024

O pelotão vai contar com 20 equipas, seis das quais provenientes do estrangeiro. De Espanha chegam as ProTeams Burgos-BH, Caja Rural-Seguros RGA e Equipo Kern Pharma, às quais se juntam a continental ARA Skip Capital, da Austrália, e duas equipas de clube: a Equipe de France Militaire (França) e a Seleção do Panamá.

A lista fica completa com as nove equipas continentais portuguesas: ABTF-Betão-Feirense, AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom-LA Aluminios-Marcos Car, Efapel Cycling, GI Group Holding-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Sabgal-Anicolor e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua. E com quatro equipas nacionais de clube: CC Lolé-Matdiver (Sub 23), Óbidos Cycling Team (sub-23), Porminho Team (Sub 23) e Portos Windmob (Sub 23).

Texto: ALVORADA
Fotografias: Paulo Ribeiro/ALVORADA