Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Ministro da Agricultura marca presença na Cerimónia da Pêra Rocha do Oeste

Capoulas Santos

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, é o convidado de honra da Cerimónia da Pêra Rocha do Oeste que a ANP - Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha vai organizar esta quinta-feira nas Caldas da Rainha. Este evento pretende premiar os melhores produtores, os maiores exportadores, os técnicos do ano e as personalidades de destaque do sector que tenham contribuído, nas campanhas 2016 e 2017, de forma decisiva para o sucesso da fileira da pêra rocha e do sector da hortofrutícola nacional, contribuindo para o bom desempenho das campanhas de produção, promoção, comercialização nacional e para as exportações.

A cerimónia será antecedida de um colóquio às 17h00, num encontro onde habitualmente se reúnem os representantes da produção, os intervenientes de destaque da fileira da pêra rocha e representantes da Administração Pública, que decorrerá no Restaurante ‘A Lareira’, nas Caldas da Rainha.

Durante este encontro está prevista uma intervenção do presidente da ANP, Domingos dos Santos, que fará o ponto da situação deste importante segmento económico da economia do Oeste. Seguir-se-ão outras intervenções bem como a entrega das várias distinções aos homens e mulheres que diariamente fazem acontecer a fruticultura nacional, sendo a cerimónia encerrada com a intervenção do ministro Capoulas Santos. A última vez que o governante esteve no Oeste foi no Bombarral, no dia 10 de Novembro, acompanhado pelo Primeiro-Ministro António Costa, durante a cerimónia de assinatura do protocolo a cerimónia de consignação da empreitada da Rede de Rega do Bloco da Amoreira do Aproveitamento Hidroagrícola das Baixas de Óbidos e Amoreira.

Com sede na Sobrena, concelho do Cadaval, a ANP possui cinco mil produtores associados, com uma área de produção de 11 mil hectares, alguns dos quais estão localizados no concelho da Lourinhã. A pêra-rocha é produzida na sua grande maioria em pomares localizados nos concelhos entre Mafra e Leiria, sendo os de maior produção os do Cadaval e Bombarral. A pêra rocha do Oeste possui Denominação de Origem Protegida, um reconhecimento da qualidade deste fruto pela União Europeia.

Texto e fotografia: Paulo Ribeiro