Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Forte de Paimogo é tema central de seminário este sábado na Lourinhã

 forte de paimogo

‘Coastal Memory Fort’ (Forte da Memória Costeira - Paimogo) dá nome ao seminário agendado para decorrer este sábado, dia 16, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, com o objectivo de dar a conhecer os trabalhos que têm sido desenvolvidos naquele monumento lourinhanense desde 2021. A organização pertence ao Município da Lourinhã e tem como operador do programa a Direcção-Geral do Ptrimónio Cultural e como parceiros a Universidade de Oslo e Museu Nord (ambos da Noruega), e os parceiros nacionais Laboratório Nacional de Engelharia Civil, Universidade Lusófona, Centro de Estudos Históricos da Lourinhã e União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia.

Com moderação de Anabela Cruces, da Universidade Lusófona, o ‘Coastal Memory Fort’ tem por objectivos criar novas oportunidades e serviços para o desenvolvimento local que, articulados com outros produtos turísticos concelhios, “irão valorizar o território e gerar emprego e salvaguardar este património histórico do concelho”, refere a autarquia lourinhanense. Esta sessão tem como objectivo de dar a conhecer os trabalhos que têm sido desenvolvidos neste monumento desde 2021.

As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas através do correio electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. A sessão conta com tradução simultânea inglês/português.

O programa tem início pelas 9h30 com a recepção dos participantes seguindo-se, pelas 9h45 a abertura dos trabalhos pelo vereador João Serra da Câmara Municipal da Lourinhã. A temática ‘Paimogo: Uma reabilitação com história - vertente material’ será debatida pelas 10h00 por Rosário Veiga, Nuno Raposo, Paulo Tinoco e Michela Degortes, seguindo-se, pelas 10h45, o tema ‘Comunidade e identidade: o contributo do património imaterial para a criação do Forte das Memórias’, com a presença de José Cruz, Carla Tomás, Marluci Menezes e Vanessa Antunes.

Após a pausa para café, os trabalhos retomam pelas 11h45 com a apresentação do tema ‘Nord Museum - um caso de sucesso’ por Anna Vermehren, seguindo-se, pelas 12h15, a abordagem ‘Uma viagem ao passado no Forte de Paimogo com realidade aumentada’ por Gunnar Liesto.

O encerramento do seminário está agendado para as 13h00 pelo presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho.

Recorde-se que foi aprovado um financiamento pelo fundo europeu EE Grants para a reabilitação do Forte de Paimogo pelo Município da Lourinhã.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)