Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Aprovados dois projectos do Orçamento Participativo da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia

UFLA logo

A UFLA - União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia decidiu homologar os dois projectos que concorreram ao Orçamento Participativo da Freguesia 2022-2023: 1º ‘Descobrir e Saudar o Património’ (279 votos); 2º ‘Diversões Parques Infantis’ (12 votos). As duas propostas eleitas serão convertidas em projectos e integradas no Orçamento da Freguesia e executadas no prazo máximo de dois anos. A proposta ‘Vamos Descobrir e Saudar o Nosso Património’ tem como propósito o restauro e conservação de peças de arte sacra da Igreja de Nª Srª das Dores, na Zambujeira do Mar, “fundamentais para a preservação da identidade, da cultura e das tradições da população desta localidade”. Já a proposta ‘Diversões Infantis em Parques’ visa a instalação de jogos infantis, musicais, junto do Parque Infantil Municipal, situado junto ao Posto de Turismo na Praia da Areia Branca e tem como objectivos “divertir e estimular a criatividade musical das crianças”.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a UFLA recorda que a fase de votação decorreu de 1 a 29 de Setembro por via digital, na plataforma de internet ‘oparticipativo.lourinhaatalaia.pt’, e, simultaneamente, por via presencial nas instalações da autarquia na Atalaia e na Lourinhã. A abertura das urnas e o apuramento dos votos ‘online’ foi realizada no dia na presença dos membros da Coordenação e da Comissão Técnica deste processo de Orçamento Participativo.

Participaram 263 cidadãos sendo que 228 votos foram confirmados e aprovados de imediato e 9 votos foram aprovados após correcção de dados, o que dá um total de 237 votos aprovados. “26 votos foram reprovados por não terem os dados correctos e/ou por não serem cidadãos recenseados na União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia”, informa a UFLA. Da participação presencial, nos edifícios da UFLA e em duas Assembleias Participativas descentralizadas, uma na Zambujeira do Mar e outra na Praia da Areia Branca, votaram 55 cidadãos, sendo apurado 54 votos e um voto nulo.

De acordo com as normas do OP-UFLA, em vigor, são aprovadas todas as propostas mais votadas que no seu conjunto não ultrapassem o valor global do presente processo de Orçamento Participativo, que é de 30 mil euros. “O OP-UFLA faz parte da estratégia de actuação da Freguesia e é uma iniciativa que pretende potenciar a participação dos cidadãos através de uma colaboração positiva e construtiva, assente em princípios de proximidade, transparência e oportunidade no processo comum de construção de uma freguesia melhor”, conclui o comunicado.

Texto: ALVORADA com comunicado da UFLA