Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Incêndios: Portugal vai enviar entre 100 a 120 elementos da Protecção Civil para o Canadá

ANEPC

Portugal vai enviar entre 100 a 120 elementos de vários agentes da Protecção Civil para ajudar o Canadá no combate aos intensos incêndios florestais no país, revelou hoje o ministro da Administração Interna.

Em declarações aos jornalistas, José Luís Carneiro avançou que esta força é constituída por elementos da estrutura nacional da Protecção Civil, da Força Especial da Protecção Civil, bombeiros, Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPC) da GNR, INEM e sapadores florestais do Instituto da Conservação da Natureza e das Floresta (ICNF). “A força está preparada para ser projectada. Estamos apenas a aguardar os termos em que o Canadá se propõe tratar do transporte aéreo. Mal esteja essa questão definida, esta força será enviada”, disse o ministro.

O governante sublinhou que Portugal avaliou as condições climatéricas previstas para os próximos dias tendo em vista decidir o envio destes meios para o Canadá. “De acordo com o IPMA, para os próximos dias e durante a próxima semana as previsões permitem que se possamos libertar estes recursos”, frisou.

O ministro disse também que ainda não há data para a partida destes elementos para o Canadá, podendo ser nas próximas horas ou dias, quando todas as condições administrativas estiverem concluídas. Esta força portuguesa será enviada para o Canadá ao abrigo do Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia (UE), juntamente com bombeiros da França e Espanha. “Portugal não podia deixar de estar presente e solidário neste esforço do Mecanismo Europeu da UE”, precisou.

O ministro explicou que a equipa portuguesa vai para o Canadá em separado dos bombeiros da França e Espanha, saindo de Portugal de avião. José Luís Carneiro disse ainda que os custos dos transportes e logísticos vão ser assumidos pelo Canadá.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já tinha hoje anunciado, numa publicação na rede social Twitter, que Portugal, Espanha e França iam enviar 280 bombeiros para ajudar o Canadá no combate aos incêndios.

Texto: ALVORADA com agência Lusa