Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas visita Canadá nos 70 anos da emigração portuguesa para o país

Canada

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas inicia hoje uma visita ao Canadá, onde participará nas comemorações do 70.º aniversário da emigração portuguesa para este país, numa deslocação que tem na agenda vários encontros com representantes da diáspora.

Trata-se da primeira deslocação de Paulo Cafôfo junto das comunidades portuguesas e lusodescendentes no Canadá, onde vivem cerca de 167.000 portugueses com inscrição consular.

A visita, que decorre entre hoje e a próxima segunda-feira, levará o governante a Montreal, Vancouver, Otava e Toronto e incluirá contactos com as autoridades locais, bem como encontros com organizações associativas e membros da comunidade portuguesa.

Será prestada homenagem a alguns representantes da comunidade e distinguidas algumas instituições, cujo trabalho se tem vindo a destacar.

No sábado, Paulo Cafôfo participará nas comemorações do 70.º aniversário da emigração portuguesa contemporânea para o Canadá, tendo previstos encontros com empresários da diáspora, alunos e professores da língua portuguesa, funcionários diplomáticos portugueses e consulares.

A agenda inclui ainda a entrega de bibliotecas do Plano de Incentivo à Leitura (PIL) e a entrega de tablets do Programa de Digitalização do Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) com fundos do PRR, destinados a alunos, professores e leitores.

A visita de Cafôfo enquadra-se no conjunto de iniciativas junto da diáspora, para este mandato, denominado 'Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas'.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)