Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ucrânia: Protecções temporárias a refugiados em Portugal prorrogadas por mais seis meses

SEF Ucrania

As protecções temporárias concedidas aos refugiados ucranianos em Portugal vão ser prorrogadas por um período de mais seis meses, foi hoje aprovado pelo Governo.

Em comunicado, o Conselho de Ministros refere que foi aprovada hoje “a resolução que prorroga, por um período de seis meses, a validade dos títulos de protecção temporária concedidos a pessoas deslocadas da Ucrânia”.

A agência Lusa questionou o Ministério da Administração Interna se esta prorrogação vai ser feita de forma automática, como aconteceu quando foram dadas inicialmente e com a duração de um ano, mas não obteve até ao momento qualquer resposta.

Na semana passada, a Associação dos Ucranianos em Portugal pediu ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras esclarecimentos sobre os procedimentos que os refugiados da Ucrânia devem adoptar para renovar as protecções temporárias concedidas, que começam a caducar a partir de 31 de Março.

Na altura, fonte do SEF afirmou à Lusa que a renovação das protecções temporárias dos refugiados ucranianos está acautelada, mas o procedimento tem de ficar definido em resolução a aprovar em Conselho de Ministros.

A última atualização feita pelo SEF dá conta de que, desde o início da guerra, a 24 de Fevereiro de 2022, Portugal concedeu 58.414 protecções temporárias, 34.099 das quais a mulheres e 24.315 homens.

O maior número de protecções temporárias concedidas durante um ano registou-se nos municípios de Lisboa (12.461), Cascais (3.714), Porto (2.995), Sintra (1.970) e Albufeira (1.448).

Foram autorizados pedidos de proteção temporária a 14.135 menores, representando cerca de 25% do total.

A ofensiva militar lançada a 24 de Fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14 milhões de pessoas - 6,5 milhões de deslocados internos e mais de oito milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, pelo menos 18 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento. A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 8.101 civis mortos e 13.479 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Texto: ALVORADA com agência Lusa