Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Lourinhã com dois deputados na Assembleia da República eleitos pelo BE e PS

EL

O PS venceu, por maioria, as eleições legislativas realizadas este domingo e os eleitores elegeram dois deputados do concelho da Lourinhã: Ricardo Vicente (BE) e Maria de Fátima Fonseca (PS).

Ricardo Vicente, residente no concelho da Lourinhã, foi eleito deputado por Leiria pelo Bloco de Esquerda por onde foi cabeça-de-lista. Membro fundador do Peniche Livre de Petróleo e da Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis, Ricardo Vicente estreia-se na Assembleia da República esta legislatura, sucedendo a Heitor de Sousa, que foi mandatário da candidatura distrital bloquista. O jovem deputado, de 35 anos, é licenciado em Engenharia Agronómica e pós-graduado em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável com mestrado em Engenharia Agronómica. É aderente do Bloco de Esquerda e integra a Mesa Nacional. Foi até muito recentemente membro especialista do Observatório do Pinhal do Rei, do distrito de Leiria.

O PS vai contar com uma deputada do concelho da Lourinhã: Maria de Fátima Fonseca, secretária de Estado da Administração e do Emprego Público do actual Governo. Natural de Ribamar, integrou a lista em 12º pelo Círculo Eleitoral de Lisboa. Era directora municipal de Recursos Humanos na Câmara Municipal de Lisboa antes de integrar o Governo. Maria de Fátima de Jesus Fonseca é mestre em Administração e Políticas Públicas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa e licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa, encontrando-se a elaborar a tese de doutoramento em Políticas Públicas.

Em relação ao Oeste do distrito de Lisboa, destaque para a reeleição do sobralense Duarte Pacheco, pelo PSD (6º). Já quanto ao Oeste do distrito de Leiria, sublinhe-se a eleição do caldense Hugo Oliveira pelo PSD (2º) e do bombarralense António Lacerda Sales pelo PS (4º).

No Círculo Eleitoral de Lisboa, o resultado das eleições legislativas foi o seguinte: PS - 17 deputados; PSD - 10 deputados; BE - 4; PCP - 3; PAN - 2; CDS-PP - 2; IL - 1.

O PS era o partido mais votado, com 36,66% dos votos e 100 mandatos, quando estavam apurados os resultados em 3.088 das 3.092 freguesias. De acordo com dados da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna - Administração Eleitoral, o PSD era o segundo partido mais votado, com 28,01% e 74 deputados. Segue-se o BE com 9,67% e 17 deputados, PCP-PEV com 6,36% e 10 mandatos, o CDS-PP com 4,25% e 5 deputados, o PAN com 3,27% e 3 mandatos e o IL com 1,27% e 1 deputado. A taxa de abstenção foi de 45,55%.

Texto: ALVORADA