Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Politécnico de Leiria lidera Observatório que vai monitorizar a actividade turística na região Centro

protocoloobservatorio

O Politécnico de Leiria assegura, desde o passado dia 18, a liderança e coordenação do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal que tem como principal objectivo cumprir uma importante função de apoio à tomada de decisão de todos os ‘stakeholders’ do Centro de Portugal, nos planos estratégico e operacional, fornecendo informação de valor a todas as empresas e organizações directa ou indirectamente ligadas à actividade turística.

O protocolo de formalização oficial do Observatório foi celebrado esta quarta-feira pelo Politécnico de Leiria, Turismo de Portugal e Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, na Biblioteca José Saramago, no campus 2 da instituição.

O protocolo define a dinamização e funcionamento do Observatório Regional para o Turismo Sustentável do Centro, tendo igualmente em vista a sua integração na Rede Internacional de Observatórios para o Turismo Sustentável da Organização Mundial do Turismo (OMT).

O objectivo do Observatório passa por identificar as lacunas e necessidades de informação estatística na actividade turística e instituir o SMAT - Sistema de Monitorização da Actividade Turística do Centro de Portugal, um sistema próprio de produção estatística para o Turismo da região Centro, compatível com o modelo ETIS - European Tourism Indicator System, que estabelece as directrizes da União Europeia para a monitorização contínua da actividade turística a nível regional e local.

O SMAT está a ser concebido no âmbito de uma parceria entre o Turismo Centro de Portugal e o Politécnico de Leiria, através do CiTUR - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, consistindo num sistema de monitorização que opera segundo o modelo de trabalho em rede e que tem como objectivo geral dotar os agentes económicos do Centro de Portugal de dados rigorosos e detalhados, disponibilizados em tempo útil, relativos à actividade turística de nível regional e local.

A coordenação do Observatório está a cargo de Francisco Dias, professor do Politécnico de Leiria e investigador do CiTUR. O SMAT foi desenvolvido na sequência de um diagnóstico das necessidades de informação sentidas pelos agentes económicos, estando prevista a produção e disponibilização de relatórios mensais, semestrais e anuais, aportando evidentes benefícios para todos os actores do turismo, quer a nível local quer regional.

O CTC integra investigadores de todas as instituições de Ensino Superior da região Centro, designadamente os Politécnicos de Leiria, de Tomar, de Coimbra, da Guarda, de Viseu e de Castelo Branco, e as Universidades de Aveiro, de Coimbra e da Beira Interior.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados