Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Dia Mundial da Água assinalado hoje com acções de sensibilização e reutilização de água

agua

O lançamento de uma campanha internacional para sensibilizar 59 milhões de jovens para a importância da água, ou o início do uso de água reutilizada para regar são acções que marcam hoje o Dia Mundial da Água.

Proclamado pelas Nações Unidas e comemorado desde 1993, o Dia Mundial da Água assinala-se hoje em Portugal com várias acções em todo o país, como a 'H2OFF', que pelo segundo ano desafia as pessoas a não abrirem a torneira entre as 22h00 e as 23h00.

A iniciativa, da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, pretende motivar para a mudança consciente de comportamentos sobre o uso correcto e eficiente da água, incitando à protecção e preservação da mesma.

Em Lisboa, é lançada a campanha pan-europeia '#WaterOfTheFuture', juntando Portugal e mais sete países da União Europeia e ainda Cabo Verde para sensibilizar os jovens a terem um papel activo e a mobilizarem a sociedade e os decisores políticos no combate à escassez de água. A campanha é lançada simultaneamente nos nove países.

Também em Lisboa acontece hoje a cerimónia 'Parques e Jardins de Lisboa: o mesmo verde, a água é outra', em que participará o ministro do Ambiente e Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, e que assinala o início do projecto de rega de parques e jardins da cidade com água reutilizada.

O projecto foi desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa e pela empresa Águas do Tejo Atlântico e começa na zona norte do Parque das Nações.

O Dia Mundial da Água é ainda assinalado em vários pontos do país com conferências, palestras e seminários, assinatura de protocolos ou exposições.

Em Dacar, no Senegal, decorre esta semana o 9.º Fórum Mundial da Água, sob o tema 'Segurança da Água para a Paz e o Desenvolvimento', no qual Portugal participa com uma delegação e com um pavilhão na zona de exposições.

O Dia Mundial da Água é este ano dedicado ao tema 'Águas subterrâneas - tornando o invisível visível'.

A ONU salienta que quase toda a água doce líquida do mundo é água subterrânea, e defende que é preciso um trabalho conjunto para gerir o recurso de forma sustentável.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados