Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Covid-19: Testes antigénio gratuitos passam de quatro para dois em Março

Covid 19 teste

O Governo vai prolongar a comparticipação dos testes rápidos de antigénio (TRAg) até ao final de Março, mas cada utente passa a ter direito a apenas dois testes gratuitos, anunciou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

“Entendemos que o regime excepcional de comparticipação dos testes rápidos irá continuar em vigor durante o mês de Março e passará a incluir dois testes gratuitos por mês para cada utente”, disse António Lacerda Sales, em conferência de imprensa em que anunciou também a redução do número de centros de vacinação activos.

Em Janeiro, o executivo já tinha decidido prolongar até ao final de Fevereiro o regime excepcional que permitia a comparticipação pelo Estado de quatro testes ao SARS-CoV-2 realizados em farmácia ou laboratório por mês.

A medida vai manter-se durante o mês de Março, mas cada utente vai passar a poder realizar apenas dois testes gratuitos por mês.

O governante justificou a redução do número de testes comparticipados reafirmando que Portugal está actualmente numa nova fase da pandemia, com uma evolução positiva da situação epidemiológica e o alívio das medidas de contenção da pandemia da Covid-19.

Entre as novas regras, anunciadas na semana passada, a apresentação de um teste negativo ao SARS-CoV-2 deixou de ser obrigatória em quase todas as situações, à excepção das visitas aos lares e em estabelecimentos de saúde. “De acordo com a actual evolução epidemiológica, de acordo com o alívio de restrições a que temos assistido, há de facto uma menor necessidade de testagem nos tempos actuais”, sustentou Lacerda Sales.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados