Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Covid-19: Vacinação em ‘casa aberta’ a partir de hoje para maiores de 75 anos

vacinacao Covid 19 Paulo Cunha Lusa

A vacinação contra a gripe e de reforço contra a Covid-19 está disponível a partir de hoje para as pessoas com 75 ou mais anos na modalidade de ‘casa aberta’, anunciou a Direcção-Geral da Saúde (DGS). Em comunicado, a DGS adiantou que, antes de se dirigirem aos centros de vacinação da sua área de residência, os utentes devem consultar o respectivo horário de funcionamento no portal Covid-19 do Ministério da Saúde.

A 9 de Novembro, esta modalidade de vacinação, que não requer marcação prévia, ficou disponível para os idosos com 80 ou mais anos. “Está também disponível o agendamento local para os utentes elegíveis, sendo dada prioridade às pessoas com mais idade e abrangendo, gradualmente, faixas etárias mais baixas, até chegar aos 65 anos”, adiantou ainda DGS.

Os utentes continuam a ser convocados através de uma mensagem SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a Covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe, nos casos em que não são elegíveis para receber o reforço de imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2. Paralelamente, encontra-se disponível o autoagendamento para toma das vacinas para idosos com 70 ou mais anos.

Podem receber a dose de reforço contra a Covid-19 as pessoas que tenham 65 ou mais anos, que não tenham tido a infecção e que tenham a vacinação completa há pelo menos 180 dias. “A DGS mantém o apelo à vacinação contra a gripe e contra a Covid-19. Esta é melhor forma de protecção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas”, salientou o comunicado.

Segundo os dados hoje divulgados, 548 mil pessoas já receberam a terceira dose ou a dose adicional da vacina contra a Covid-19, tendo sido ainda administradas mais de 1,2 milhões de vacinas contra a gripe, cerca de 350 mil das quais em farmácias. Cerca de 356 mil vacinas foram administradas em simultâneo, avançou a DGS.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Lusa (arquivo)