Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

‘Let’s Talk About Pork From Europe’: Certificação Voluntária em Bem-Estar Animal é apresentada à Produção Suinícola

letstalkaboutpork

Está agendado para os próximos dias 10 e 11 de Novembro, no Montijo e em Leiria, duas sessões dirigidas aos suinicultores sobre a Certificação Voluntária em Bem-Estar Animal.

Após anos de estudo, a associação interprofissional FILPORC desenvolveu um referencial de certificação em bem-estar animal de suínos aplicada a toda a fileira da carne de porco. Este referencial suporta um caderno de especificações desenvolvido com a assessoria técnico-científica da Faculdade de Medicina Veterinária, tendo como ponto de partida as práticas actuais da suinicultura portuguesa. Esta certificação da carne de porco nacional vai ao encontro do Pacto Ecológico Europeu, através da sua estratégia ‘Farm to Fork’, que aponta como objectivo específico da política agrícola comum no horizonte 2030 a melhoria do nível de bem-estar animal.

A Certificação Voluntária em Bem-Estar Animal, recentemente aprovada pelo Ministério da Agricultura, destina-se a produtores, transportadores e indústrias de abate e transformação que pretendam aderir a este sistema de certificação, podendo assim usar um selo específico que fará a distinção no ponto de venda.

Nesta fase, estão a ser feitos os esclarecimentos junto da produção suinícola, pela FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores - e pela FILPORC, através de sessões presenciais junto dos suinicultores, onde será feita a apresentação do ‘Regulamento de certificação em bem-estar animal na produção de suínos em regime intensivo e intensivo ao ar livre’.

As sessões terão lugar no Montijo e em Leiria, com a apresentação dos requisitos técnicos, do plano de controlo, custos e vantagens da certificação. Durante as sessões será ainda explicada a relevância do bem-estar animal na estratégia ‘Do Prado ao Prato’ da Comissão Europeia.

A sessão do Montijo está marcada para o próximo dia 10, quarta-feira, no auditório da Galeria Municipal, das 17h00 às 19h00, enquanto a sessão de Leiria está agendada para dia 11, quinta-feira, também das 17h00 às 19h00, no Auditório do Teatro Miguel Franco, no mercado Santana.

As sessões são gratuitas mas carecem de confirmação de presença atempada para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até dia 9 no caso do Montijo e dia 10 para Leiria.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados