Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Documentário ‘A Primeira Linha de Wellington’ contou com filmagens na Lourinhã

aprimeiralinhadewellington

Chama-se ‘A Primeira Linha de Wellington’ o documentário que retrata a última das três invasões francesas no território português, com especial destaque para a sangrenta Batalha do Buçaco, em 1810.

O documentário histórico é a primeira grande produção do CineClub Bairrada e conta com a realização de Paulo César Fajardo, tendo estreado este sábado, dia 22, no Cineteatro Messias, com a presença da equipa técnica e dos actores responsáveis pelo documentário. No mesmo dia, o documentário estreou também em Mortágua, Penacova e em Almeida.

Este projecto foi apoiado pelo Centro 2020 - Portugal 2020 - Centro Europeu de Desenvolvimento Regional e teve filmagens, durante o ano de 2020, em Almeida, Mortágua, Penacova, Mealhada, Anadia e Lourinhã. Para tal, contou com o apoio de diversas instituições e pessoas, destacando-se o Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, Grupo de Recriação Histórica de Condeixa e Associação Napoleónica Portuguesa.

Com cerca de meia centena de figurantes daqueles grupos, a produção teve um orçamento de 16 mil euros para avançar com o projecto no terreno, contando com apoios financeiros na ordem dos 50 por cento dos custos totais, tendo resultado um documentário de 48 minutos.