Continente e Madeira com chuva, vento e agitação marítima a partir de sexta-feira
- Categoria: Sociedade
- 06/03/2025 10:04
Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão ser afectados a partir de sexta-feira por superfícies frontais frias que vão trazer chuva, vento e agitação marítima fortes, disse à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço.
“Vamos ter uma superfície frontal no dia 7 [sexta-feira] e outra no dia 8 [sábado]. Estas superfícies estão associadas a uma depressão que está neste momento em cavamento e a aproximar-se da região noroeste da Península Ibérica, onde vai permanecer e afectar o estado do tempo pelo menos até dia 9 [domingo]”, adiantou.
De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para hoje ainda está prevista chuva que pode ter alguma intensidade no litoral norte e centro durante o período da tarde, mas já com abertas na região sul. “Gradualmente a partir de amanhã [sexta-feira] vamos ter a aproximação de uma superfície frontal fria com actividade moderada a forte que vai trazer chuva para todo o território e para o qual já foi emitido aviso amarelo. Vai trazer também o aumento da intensidade do vento, soprando por vezes com rajadas em particular no litoral e nas terras altas, mas vai sentir-se um pouco por todo o país”, contou.
Esta previsão do estado do tempo, levou o IPMA a emitir aviso amarelo de chuva para todos os distritos de Portugal continental entre as 15h00 de sexta-feira e as 00h00 de sábado e de vento para o Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 12h00 e as 21h00 de sexta-feira. O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos da Guarda e Castelo Branco por causa da queda de neve a partir das 18h00 de sexta-feira e até às 18h00 de sábado.
Segundo Ângela Lourenço, está também prevista o aumento gradual da agitação marítima, que vai fazer-se sentir mais no sábado, e queda de neve na Serra da Estrela já na tarde de sexta-feira, prolongando-se no sábado e estendendo-se a outra serras do norte e centro para a cota acima dos 1.300/1.400 metros.
Por causa da agitação marítima, o IPMA emitiu aviso amarelo para Faro, Setúbal, Lisboa e Beja entre as 6h00 e as 18h00 de sábado.
Em relação às temperaturas em Portugal continental, a meteorologista do IPMA adiantou que a descida mais significativa será no sábado, dia em que a intensidade do vento fará aumentar o desconforto térmico. “No dia 8 [sábado] vamos ter temperaturas máximas que podem chegar aos 13/14 graus no litoral e 2 a 5 graus nas regiões do interior. As mínimas serão [no sábado] de 7/8 graus no litoral norte e no interior inferiores a 0 graus”, disse. “As superfícies frontais vão também afectar o estado do tempo na Madeira com aumento da intensidade do vento. Vai durar praticamente três dias com vento por vezes forte com rajadas no arquipélago da Madeira. Está também previsto um aumento também da agitação marítima”, disse. No tocante ao concelho da Lourinhã, a mínima para sábado desce dos 11º de hoje para 9º no sábado e 8º no domingo, enquanto que em relação às máximas descem dos 18º para hoje para 14º no sábado e domingo.
No que diz respeito à chuva na Madeira, Ângela Lourenço indicou que será mais intensa na noite de hoje para sexta-feira, estando também prevista queda de neve nos dias 8 e 9 [sábado e domingo] nos pontos mais altos da ilha. O IPMA emitiu aviso laranja para a costa da Norte da ilha da Madeira e para o Porto Santo por causa da agitação marítima forte entre as 3h00 e as 18h00 de sábado, passando depois a amarelo. O arquipélago da Madeira está também sob aviso amarelo por causa da chuva e do vento forte.
O aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
Texto: ALVORADA com agência Lusa