Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

40 º Aniversário do Rancho Folclórico ‘Os Pescadores de Ribamar’ - II Parte

ranchoribamar2

Atualmente conta com cerca de 45 elementos naturais ou residentes em Ribamar e oriundos de outras localidades, distribuídos por dois grupos: um adulto e outro infantil. Sendo um grupo dinâmico, está sempre em renovação, fruto de alguma mobilidade, ligada às questões profissionais, nomeadamente a pesca que obriga a longos períodos de ausência, à deslocalização dos estudantes universitários ou à idade…

Sempre acarinhados pela comunidade, que os acompanha dentro e fora da terra, não haverá decerto família que não tenha alguém que integrou ou integra o Rancho, sendo curioso testemunhar que o grupo chega a reunir em palco três gerações da mesma família. A direção do Grupo vai formando os mais novos, desenvolvendo projetos integradores e apelativos: encontros de folclore, ‘workshops’ para os jovens utentes da IPSS, festas/concursos de danças tradicionais… desafiando todos os que amam a causa.

Aos que hoje estão em palco, com algum sacrifício da sua vida pessoal, mas cuja paixão mantém vivo e ativo o Rancho Folclórico, fica a responsabilidade de continuar esta “obra cultural intemporal” que além do prazer e alegria da partilha das danças e cantares, enquanto grupo, faz e fará certamente o deleite de todos quantos vivenciem as suas atuações.

A todos aqueles que partiram ou que, por motivos de força maior, tiveram de deixar o grupo fica a nossa gratidão, pois todos foram e são valiosos pelos dons e aptidões que colocaram ao serviço do folclore e deste Rancho Folclórico em especial.

De forma a homenagear uns e outros, foi pensada uma celebração especial neste 40º aniversário, a decorrer ao longo deste ano, mas confinados pela pandemia, não se poderão realizar eventos que comprometam a saúde pública, pelo que se irão desenvolver outras formas de marcar esta data festiva: exposições; testemunhos de gente ligada ao Rancho; partilha de vídeos; “conversas rodadas”… pelos meios tecnológicos disponíveis;… atribuição de diplomas.

Aqui fica o convite a todos que partilhem as redes sociais, dando contributos para esta celebração que fez ou faz parte das nossas vidas, e que fará a história das gerações vindouras e desta vila que “habitamos”.

Os Pescadores de Ribamar deixam a porta aberta a quem pretende fazer parte da sua Festa de aniversário.

Aqueles onde mora a paixão pelo Folclore, quando esta pandemia “deixar de atuar”, “deixar o palco das nossa vidas”, cá estaremos para voltar a dançar, por isso venham integrar o Grupo, serão bem-vindos. Porquê? Porque o que move e sempre moveu o Rancho ‘Os Pescadores de Ribamar’ é sobretudo a enorme vontade de manter vivas as raízes culturais de Ribamar, de o fazer perdurar no tempo, como património imaterial das futuras gerações, de continuar a homenagear as gentes do mar e da terra e do concelho da Lourinhã, valorizando a riqueza do nosso Folclore.

Sónia Figueiredo, Susana Costa,Sónia Figueiredo, Susana Costa,Sílvia Vitorino e Noélia Filipe  (artigo escrito segundo o Novo Acordo Ortográfico)