Região Oeste com risco de incêndio moderado a muito elevado
- Oeste
- 11/08/2023 11:00
Lourinhã, Peniche, Bombarral e Nazaré são os únicos concelhos da região Oeste que apresentam hoje risco moderado de incêndio, o segundo menos grave da escala do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Já os concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Torres Vedras e Alenquer estão entre os municípios do país com risco elevado. Em relação ao risco muito elevado estão listados os concelhos de Cadaval, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Cerca de 70 concelhos do interior Norte e Centro e da região do Algarve estão hoje em perigo máximo de incêndio. De acordo com o IPMA, estão em perigo máximo mais de sete dezenas de concelhos nos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Leiria e Faro. Em perigo muito elevado o IPMA colocou cerca de 90 municípios dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Leiria, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Guarda, Aveiro, Porto, Braga e Vila Real. Já em perigo elevado está quase toda a região do Alentejo, um concelho algarvio e outros mais de 40 nos distritos de Setúbal, Lisboa, Santarém, Leiria, Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Viana do Castelo.
Para hoje, o IPMA prevê uma pequena subida da temperatura máxima em todo o território e uma pequena subida da mínima no interior Norte e Centro e também no sotavento algarvio. O vento será de noroeste, por vezes forte nas terras altas e, durante a tarde, na faixa costeira. Haverá igualmente neblina ou nevoeiro matinal.
Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 16º Celsius (Bragança, Vila Real, Viseu e Sines) e os 25ºC (Faro) e as máximas entre os 26ºC (Braga e Aveiro) e os 42ºC (Faro). Para a Lourinhã é esperada uma máxima de 25º e uma mínia de 18º.
Texto: ALVORADA com agência Lusa