Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Trabalhadores da Barraqueiro Oeste e Boa Viagem em greve ao trabalho suplementar a partir de hoje

Barraqueiro

Trabalhadores das empresas de transporte rodoviário Barraqueiro Oeste e Boa Viagem iniciam hoje uma greve ao trabalho suplementar, reivindicando um aumento do subsídio de refeição.

Convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal/Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (STRUP/Fectrans), a greve decorre do alegado incumprimento, por parte da administração do Grupo Barraqueiro, dos compromissos assumidos em 2022, no sentido de aumentar o subsídio de refeição e reduzir o intervalo de refeição de três para duas horas.

Anabela Carvalheira, da Fectrans, disse hoje à Lusa que já foi feita uma participação junto da Autoridades para as Condições do Trabalho, porque “a administração tem vindo a pressionar os trabalhadores, de várias formas, a aceitarem fazer trabalho suplementar”. A administração continua sem receber os trabalhadores, adiantou. “A empresa prefere, em vez do diálogo, chantagear os trabalhadores”, lamentou.

A Barraqueiro Oeste assegura as ligações a Lisboa e os transportes locais dos concelhos de Torres Vedras, parte da Lourinhã, Cadaval e Bombarral. A Boa Viagem serve os concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira, fazendo a ligação entre as sedes destes concelhos e a capital.

O protesto - convocado até dia 6 de Agosto, ou seja, apanhando o período da Jornada Mundial da Juventude - abrange apenas o trabalho suplementar, que não é obrigatório, realça a dirigente sindical, sublinhando que “os trabalhadores não querem prejudicar o serviço público de transporte”.

De 1 a 6 de Agosto, Lisboa e o vizinho município de Loures recebem a Jornada Mundial da Juventude, o maior evento da Igreja Católica, que deverá deslocar à capital portuguesa cerca de um milhão de peregrinos. A edição deste ano, que contará com a presença do Papa Francisco, esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de Covid-19.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados