Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Governo apoia e dá força à candidatura ao aspiring Geoparque Oeste

Ana Abrunhosa e Geoparque Oeste 1

O Governo está fortemente empenhado no sucesso da candidatura apresentada à UNESCO pela Associação Geoparque Oeste, que esta semana está a receber a visita de avaliadores internacionais da organização das Nações Unidas. Primeiro com Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, que esteve nas Caldas da Rainha na segunda-feira, ontem foi a vez da AGEO receber a visita de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, que foi ao Ocean Spirit - Festival Internacional de Desportos de Ondas, que está a decorrer na Praia de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras. Aqui a governante teve ocasião de expressar a posição do Governo aos dois avaliadores - o grego Ilias Valiakos e o brasileiro Allyson Pinheiro - que é de apoio e compromisso com a candidatura.

Em declarações ao ALVORADA, Ana Abrunhosa explicou que conhece a candidatura da AGEO e acompanha-a há muito tempo, pelo que está por dentro de todo o processo. “A minha presença serviu sobretudo para dar força aqueles que estão a defendê-la, mas sobretudo dizer aos avaliadores que o Governo também se compromete e que também dá força a esta candidatura, sobretudo porque vem debaixo para cima, ou seja, ela foi feita pela comunidade e não foi imposta e essa é a maior condição de sucesso do reconhecimento que a UNESCO vai certamente dar”, acredita a ministra da Coesão Territorial.

A visita oficial termina esta sexta-feira com um almoço no Hotel Golf Mar, em Porto Novo, depois da sessão de encerramento ao longo da manhã no Centro para a Sustentabilidade do Mar e Zonas Costeiras no antigo posto da Guarda-Fiscal de Porto Novo, onde será feito o balanço desta visita que passou por 22 locais dos concelhos que integram a candidatura apresentada pela AGEO: Lourinhã, Bombarral, Cadaval, Torres Vedras, Peniche e Caldas da Rainha.

Reportagem na próxima edição impressa do ALVORADA.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA