Deputados municipais de Torres Vedras preocupados com obras paradas na Linha do Oeste mas Infraestruturas de Portugal nega
- Oeste
- 12/07/2023 12:16
Deputados municipais de Torres Vedras demonstraram preocupação com as obras de requalificação da Linha do Oeste paradas ou em atraso entre Torres Vedras e Sintra, mas a empresa Infraestruturas de Portugal negou.
“A ausência de trabalhos entre Torres Vedras e Malveira causou preocupação, sendo que para esta zona estão projectadas passagens de nível, alargamentos de linha e ainda a construção da estação de tração eléctrica”, afirmam os deputados numa nota de imprensa, após uma viagem de comboio entre as estações de Outeiro da Cabeça (Torres Vedras) e Mira Sintra/Meleças (Sintra). Os deputados da Comissão Permanente de Sustentabilidade da Assembleia Municipal de Torres Vedras admitiram, contudo, que observaram da Malveira em diante [para Sintra] "alguns trabalhos pontuais”.
Questionada pela agência Lusa, a IP esclareceu que “as obras não estão paradas, decorrem em vários locais entre as localidades referidas”, estando nomeadamente em curso as empreitadas de concepção e construção de uma nova subestação de alimentação eléctrica em Runa (Torres Vedras), a cargo da Efacec, da nova sinalização electrónica do troço Meleças - Caldas da Rainha, a cargo da Thales, e da ligação entre a Rede Eléctrica Nacional (REN) e a nova subestação, a cargo da REN.
Quanto às obras de construção civil entre Torres Vedras e Sintra, está a decorrer a construção de passagens inferiores, da superestrutura de via na zona da linha a duplicar e do caminho de cabos, bem como intervenções nos cais de passageiros, no reforço da electrificação nos túneis e instalação de catenária e de torres GSM-R (Sistema Global de Comunicações Móveis nas ferrovias), para a comunicação entre os comboios e os centros do controlo de regulação ferroviária. A IP adiantou que a empreitada entre os concelhos de Torres Vedras e Sintra deverá ficar concluída no primeiro semestre de 2014.
Os deputados municipais torrienses “manifestaram preocupação com as possíveis consequências do atraso no troço referente à primeira parte das obras (Mira Sintra-Meleças/Torres Vedras) para efeitos de financiamento”.
Já a IP afirmou que “todas as verbas disponíveis no actual quadro comunitário serão utilizadas” e que “os montantes necessários à conclusão das empreitadas estão previstos no orçamento" da empresa. As revisões de preços e de eventuais trabalhos complementares decorrentes do atraso da obra só vão ser “apuradas no final da obra”.
O projecto de modernização da Linha do Oeste (Sintra/Figueira da Foz) está dividido em duas empreitadas, sendo a primeira a de electrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças (Sintra) e Torres Vedras, num investimento de 61,7 milhões de euros. A segunda consiste na modernização e electrificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, orçada em 40 milhões de euros. Contudo, o investimento global é de 160 milhões de euros, incluindo expropriações, de acordo com a empresa pública.